TCE-PI alerta gestores sobre restrições do período eleitoral

Seminário de Formação de Controladores Oficiais.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O conselheiro Kléber Dantas Eulálio, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), aproveitou a presença de prefeitos, secretários municipais e vereadores no XXXVIII Seminário de Formação de Controladores Oficiais e Ouvidoria Itinerante, em Valença do Piauí (210 quilômetros ao sul de Teresina), para alertar sobre as restrições impostas aos gestores durante o período eleitoral deste ano.

O Seminário aconteceu segunda e terça-feira, 9 e 10 de abril. Na abertura e no debate que se seguiu à palestra inicial do evento, o conselheiro afirmou que os gestores precisam ter cuidado para não misturar a administração pública com campanha eleitoral, embora reconheça o direito do cidadão de votar e defender seus candidatos e pontos de vistas. “Uma coisa é o cidadão, que deve participar ativamente do processo eleitoral; outra, é o prefeito, que tem suas obrigações e responsabilidades para com sua cidade e a população”, explicou.

“É preciso que vocês saibam diferenciar o gestor do cidadão, e não deixar que acampanha interfira na administração”, completou. Ele também chamou atenção para as implicações jurídicas a que os gestores estão sujeitos caso desrespeitem a legislação eleitoral. A campanha eleitoral deste ano ocorrerá entre agosto e setembro. As eleições serão no dia 7 de outubro, no primeiro turno (e 28 de outubro, onde houver segundo turno), para Presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Kléber Eulálio também destacou a importância do papel do TCE-PI como parceiro das prefeituras na busca de gestões corretas, eficientes e de resultados efetivos. “Nós, do TCE-PI, não temos nenhum desejo de punir prefeitos e outros gestores, embora não possamos deixar de fazer isso, quando necessário. Nossa preocupação maior hoje é mais de qualificar e orientar os gestores. E, neste aspecto, somos parceiros daqueles prefeitos que querem fazer gestões corretas e eficientes”, afirmou.

O Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante em Valença teve palestra, debates e minicursos sobre temas relacionados à gestão pública e sobre as atividades e atribuições do TCE-PI. O objetivo é qualificar os gestores para a boa gestão e capacitar cidadãos e representantes de entidades para fiscalizar a administração, denunciando eventuais irregularidades e ajudando no controle social da gestão pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES