Temer faz viagem e Cármen Lúcia assume a Presidência pela 3ª vez

Presidente embarcou para Ilha do Sal, em Cabo Verde

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, assumiu a Presidência da República na manhã desta terça-feira (17). É a terceira vez neste ano que a ministra fica no cargo em razão de viagens internacionais do presidente Michel Temer e dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).

Temer embarcou para Ilha do Sal, em Cabo Verde, onde participará da 12º cúpula de chefes de Estado e de governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Ele tem previsão de iniciar a viagem de retorno ao Brasil na tarde de quarta (18).

Seguintes na linha sucessória, já que o Brasil não tem vice-presidente no momento, Maia e Eunício também deixaram o país. O deputado está em viagem ao Chile e o senador foi para os Estados Unidos.

Com as ausências de Temer, Maia e Eunício, compete a presidente do STF exercer a Presidência da República. Cármen Lúcia já ficou no cargo em abril e junho deste ano.

Desde abril, Maia e Eunício programam agendas no exterior sempre que Temer está em viagem internacional. Se os parlamentares ficarem no exercício da Presidência da República por algum período, nos seis meses anteriores à eleição, eles só poderiam concorrer à própria Presidência. Ou seja, não poderiam disputar outros cargos em outubro.

Cúpula da CPLP

Na manhã desta terça, Temer e Cármen Lúcia se encontraram na base aérea de Brasília, onde ocorreu a cerimônia de transmissão do cargo de presidente. Os dois apertaram as mãos e posaram para fotos.

Temer chega à tarde na Ilha do Sal, que recebe nesta terça e quarta a cúpula de chefes de Estado e de governo da CPLP.

Criada em 1996, a comunidade reúne Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O grupo tem entre seus objetivos reforçar a diplomacia e cooperação entre os integrantes e difundir a língua portuguesa.

No encontro, o Brasil passará a presidência rotativa da comunidade para Cabo Verde, que vai conduzir o grupo até 2020.

Conforme a agenda de Temer divulgada por sua assessoria, ainda nesta terça ele terá uma reunião com o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

A cerimônia de abertura da cúpula está marcada para as 17h (19h no horário de Brasília), seguida de um jantar oferecido pelo presidente anfitrião.

Na quarta, o encontro da CPLP prevê reunião entre os chefes de Estado e governo, sessão plenária e um almoço. Temer deve retornar ao Brasil à tarde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES