TJ-PI criará novas vagas para desembargadores

Uma comissão cuidará da atualização do Regimento do Judiciário local

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está prestes a ser conduzida uma atualização na  Lei de Organização Judiciária do Piauí (Lojepi) e do Regimento Interno do TJ-PI, que viabilizará a criação de três novos cargos de desembargador no Estado. A informação foi divulgada na quarta-feira, 23 de janeiro, tendo como pontapé inicial a designação de uma comissão pelo presidente do TJ-PI, Sebastião Ribeiro Martins. A comissão ficará sob a liderança do desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho. “Nosso Plano de Gestão prevê esse trabalho de atualização e modernização dos marcos normativos do Tribunal e, para tanto, vamos abrir o diálogo transparente com a sociedade. Nos próximos dias deverá ser publicada portaria que cria esta Comissão”, indicou Martins.

A expectativa é que a Comissão conte com a participação de entidades representativas, como a Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Sindsjus) e a Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí (OAB-PI). “Dentre as nossas prioridades de gestão está o aumento de produtividade, da efetividade dos serviços prestados à população. Entendemos que a criação de mais três cargos de desembargador permitirá desafogar, em parte, a demanda pela apreciação dos recursos que chegam ao segundo grau de jurisdição. A sua implementação se daria em 2020, 2021, condicionada à devida dotação orçamentária”, frisou o presidente do TJ-PI.

O novo Palácio de Justiça, que está sendo construído, já terá capacidade para comportar no Plenário 23 desembargadores, sendo que atualmente são 20. 

Vale frisar que a aprovação de novos cargos necessita da anuência também dos deputados estaduais, assim como da sanção do governador Wellington Dias (PT).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES