TRE-PI julga mais três prefeitos ameaçados de cassação no Estado

O TRE aprecia hoje dois processos impetrados contra o prefeito do município de Rio Grande do Piauí.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realiza hoje o julgamento do recurso de ação de impugnação de mandato, impetrado pelo prefeito cassado da cidade de Fronteiras, Osmar Sousa, e do vice-prefeito, Noberto Pereira. Os dois gestores já recorreram da sentença no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas tiveram e recurso negado pela ministra Nancy Andrighi.

Segundo a decisão do TRE-PI, que resultou na cassação do prefeito em setembro de 2010, Osmar e o vice teriam cometido o crime de captação ilícita de sufrágio, que corresponde à compra de votos. A Corte também entendeu que houve abuso de poder político e econômico, conduta vedada com distribuição de dinheiro, remédios, celulares, além do transporte ilegal de eleitores.

O TRE também aprecia hoje dois processos impetrados contra o prefeito do município de Rio Grande do Piauí, José Wellington Siqueira Procópio (PMDB) e sua vice-prefeita, Maria José Lopes da Silva. As ações foram retiradas da pauta de julgamento da semana passada. Os dois gestores respondem as acusações de compra de votos e abuso de poder econômico e político.

O prefeito e a vice foram cassados em primeira instância e recorreram da decisão junto ao TRE.

Amanhã a Corte do Tribunal julga ação do segundo colocado na Eleição municipal de Cocal, em 2008, Rubens de Sousa Vieira, que pede a anulação da decisão que manteve no cargo o prefeito do município, Fernando Sales. O prefeito é acusado de compra de votos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES