Veja 7 pontos para entender a investigação sobre espionagem de autoridades

A operação levanta questões sobre o uso indevido de órgãos de inteligência e sua instrumentalização para fins políticos durante o governo Bolsonaro

Operação Vigilância Aproximada | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) conduziu a operação "Vigilância Aproximada" que expôs a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sendo potencialmente "instrumentalizada" para monitorar ilegalmente diversas autoridades, incluindo desafetos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-chefe da Abin, Alexandre Ramagem (PL-RJ), aliado de Bolsonaro e atual deputado federal, foi alvo da operação na quinta-feira (25).

As apurações indicam que a Abin teria utilizado indevidamente o software "First Mile", uma ferramenta de geolocalização que rastreia movimentações por meio de celulares. A operação, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, revelou serviços de "contrainteligência ilícitos" conduzidos sob a direção de Ramagem.

Principais pontos da operação

  1. 1. Decisão de Alexandre de Moraes:

A operação foi autorizada pelo ministro Moraes, que destacou a realização de serviços ilícitos de contrainteligência sob a direção de Ramagem. A Abin teria sido usada para espionagem ilegal em favor da família de Bolsonaro.

  1. 2. Buscas e apreensões:

A PF cumpriu 21 mandados de busca e apreensão em endereços suspeitos em Brasília, Juiz de Fora, São João del Rei e Rio de Janeiro. Ramagem era o principal alvo, com buscas em seu gabinete e apartamento funcional. Objetos da Abin, incluindo notebook e celular, foram apreendidos.

  1. 3. Autoridades espionadas:

Joice Hasselmann, ex-aliada de Bolsonaro, e Rodrigo Maia (PSDB-RJ), ex-presidente da Câmara, foram alvos de espionagem. Um servidor da Abin teria sido flagrado pilotando um drone próximo à residência do ex-governador do Ceará, Camilo Santana.

  1. 4. Celulares espionados:

Cerca de 1,5 mil números de telefone foram espionados, totalizando 60 mil acessos. O software "First Mile" teria sido utilizado para monitorar ilegalmente a localização de servidores públicos, políticos, policiais, advogados, jornalistas e juízes.

  1. 5. Caso Marielle Franco:

A Abin é acusada de espionar ilegalmente Simone Sibilio, ex-coordenadora da força-tarefa do MP-RJ que investigou as mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes. Documentos produzidos pela Abin seriam similares a relatórios apócrifos usados na estrutura de espionagem do governo Bolsonaro.

  1. 6. Entrevista de Ramagem:

Em entrevista, Ramagem negou acesso às senhas do "First Mile" e afirmou que os objetos apreendidos eram antigos e sem utilização. Ele também mostrou surpresa com a suspeita de espionagem a Simone Sibilio.

  1. 7. Colaboração da Abin:

A Abin afirmou colaborar com as investigações nos últimos 10 meses, sendo a maior interessada em esclarecer ilícitos. A atual gestão da Abin, nomeada pelo presidente Lula, foi acusada de dificultar o acesso a dados relevantes para as investigações.

A operação levanta questões sobre o uso indevido de órgãos de inteligência e sua instrumentalização para fins políticos durante o governo Bolsonaro. O caso destaca a necessidade de esclarecimentos e a responsabilização dos envolvidos. A Abin continua colaborando com as investigações para esclarecer eventuais ilícitos.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES