VÍDEO! Deputado usa frase nazista para justificar voto contra feriado da Consciência Negra

A expressão usada por Bibo Nunes remete ao letreiro de Auschwitz, campo de concentração nazista da Segunda Guerra Mundial

Deputado Bibo Nunes (PL-RS) | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) causou controvérsia ao fazer uso de uma expressão que remete à frase presente no letreiro de Auschwitz, campo de concentração nazista da Segunda Guerra Mundial, onde milhares de judeus foram mortos. Durante seu discurso no plenário da Câmara, ao justificar o voto contrário do PL à criação de mais um feriado no Brasil, desta vez destinado à Consciência Negra, o parlamentar afirmou que "o trabalho liberta".

Bibo Nunes enfatizou que sua fala não tinha qualquer relação com racismo ou hostilidade em relação aos negros, mas sim com a oposição à criação de mais feriados no país, citando o excesso de feriados como prejudicial aos empresários. Apesar da referência polêmica, nenhum parlamentar comentou sobre a expressão utilizada pelo deputado.

Na justificativa, o deputado argumentou que o Brasil já conta com um número excessivo de feriados, o que, segundo ele, prejudica os empresários.

Além do voto contrário do PL, o partido NOVO também se posicionou contra a criação do feriado nacional em homenagem à Consciência Negra.

A Câmara aprovou a urgência para apreciar o Projeto de Lei 3268/21, que busca declarar o Dia da Consciência Negra como feriado nacional. Atualmente, a data é feriado em alguns estados, como Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, além de ser comemorado em 1.260 municípios brasileiros. A proposta, apresentada pela bancada negra da Câmara, busca instituir o feriado nacional em homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, cuja morte ocorreu em 20 de novembro. O texto já havia sido aprovado no Senado no ano anterior.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES