W. Dias e Carrefour assinam acordo para contratar pessoas do CadÚnico

Ministro Wellington Dias esteve em Teresina para assinar o termo de cooperação com o Grupo Carrefour Brasil nesta sexta-feira (24)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, acompanhado de outras autoridades e executivos, esteve em Teresina nesta sexta-feira (24), para assinar o termo de cooperação com o Grupo Carrefour Brasil. Segundo o ministro, no primeiro momento a meta é alcançar 1 milhão de beneficiários do Bolsa Família, para que possam romper a barreira pelo emprego e o empreendedorismo.  

O objetivo da parceria é promover a contratação de beneficiários do Bolsa Família e dos inscritos no Cadastro Único para atuar em unidades da empresa no Piauí.

A expectativa é que sejam ofertadas, inicialmente 10% das vagas de empregos do Grupo Carrefour destinados ao beneficiados do Bolsa Família e inscritos no CadÚnico. A prioridade são  as mulheres negras. O acordo com o grupo é o primeiro entre o governo federal e a iniciativa privada e faz parte da nova versão do Bolsa Família, que qualifica e gera empregos formais com carteira assinada para usuários dos programas sociais, que deixam de receber o benefício após serem inseridos no mercado de trabalho.

O acordo de cooperação técnica tem duração de um ano e nesse período além de serem recrutador os novos profissionais também serão qualificados para o mercado de trabalho. O modelo inaugurado em Teresina será espalhado para mais de 370 lojas do grupo espalhadas pelo Brasil.

Foto: Raíssa Morais 

“Nós temos 94 milhões de pessoas no cadastro único e destes 55 milhões do que a gente chama de extrema pobreza, tanto que a gente socorre ao Bolsa Família e desses a gente encontra pelo menos 27 milhões em idade de trabalhar, que tem o desejo de trabalhar e não encontram uma oportunidade e hoje esse convênio é um exemplo do que queremos fazer por determinação sei presidente Lula,  com impacto da área do comércio varejista, atacadista, nesse caso o Carrefour, que ainda na fase de organização se prontificou a dar esse primeiro passo, aceitaram o trabalho de seleção de pessoas para emprego e nossa base de dados com apoio da secretária de assistência social, Regina Sousa, do município e da equipe do MDS, selecionar pessoas e nas suas contratações pelo mérito, pela aprovação dessas pessoas no curso de qualificação do padrão Carrefour estão hoje recebendo a sua carteira assinada e a medida que essas pessoas alcançam uma renda mais elevada muitas delas entregam o cartão do Bolsa Família para que outras pessoas possam ser atendidas, então isso é cidadania”, declarou. 

Foto: Raíssa Morais 

Objetivo é contratar pessoas em desvantagem no mercado de trabalho

A iniciativa é uma forma de fomentar a inclusão social e o combate à pobreza, por meio da geração de empregos e da promoção da autonomia financeira das famílias em situação de vulnerabilidade social. A parceria firmada entre o Governo Federal e o Grupo Carrefour Brasil busca incentivar a contratação de pessoas que, muitas vezes, encontram-se em situação de desvantagem no mercado de trabalho.

Durante a cerimônia de assinatura do termo de cooperação, o Ministro destacou a importância da iniciativa para a promoção do desenvolvimento social e econômico do país. Além disso, ele ressaltou que a parceria é uma forma de aproximar o setor público e o setor privado na busca por soluções que contribuam para o bem-estar da população brasileira.

“Estamos trabalhando aqui um passo grande, com o comércio, com a área da construção civil, com o turismo, com o próprio setor público, municípios, Estado, Governo Federal que também fazem as suas contratações. A gente tem que olhar para essas pessoa que nem oportunidade têm, elas estão ali na lista do esquecidos e agora entrarão na lista de lembrados e lembradas, não só para receber o Bolsa Família, mas também por uma oportunidade de emprego e empreendedorismo”, acrescentou Wellington Dias.

Do Bolsa Família à carteira assinada

A nova unidade do Atacadão em Teresina, no bairro Recanto das Palmeiras, foi escolhida como palco para a assinatura do termo de cooperação, o que reforça a importância da iniciativa para a economia da região e para a inclusão social dos cidadãos locais. A expectativa é de que a parceria entre o governo federal e o Grupo Carrefour Brasil possa servir de exemplo para outras empresas e instituições que buscam contribuir para a promoção do desenvolvimento social e econômico do país.

Trabalhando formalmente  pela primeira vez, Rafaella Cristina, de 25 anos, é uma das favorecidas por uma vaga de emprego em Teresina. Mãe de um filho de 4 anos, a jovem deixou o bolsa família e agora passa a ser a nova colaboradora do Grupo Carrefour, em Teresina.  Rafaella recebeu a carteira de trabalho das mãos do ministro Wellington Dias e passa a ocupar agora o cargo de empacotadora na loja do Atacadão. Hoje, ela é só gratidão por ter um emprego formal para poder realizar o seu maior sonho: ter uma casa própria.

Rafaella Cristina Foto: Raíssa Morais 

“Esse é um projeto que trabalha a nossa dignidade e está sendo muito bom, porque vou passar  a receber um valor a mais e o programa ajudou bastante. O Bolsa Família foi muito importante, mas nunca me acomodei, estava sempre em busca de uma renda e agora isso foi possível. Meu plano pra o futuro é ter uma casa própria para mim e para minha mão porque nós moramos de aluguel”, ressaltou Rafaella, que mora no bairro Primavera, na zona Norte da capital. 

O CEO do Atacadão,  Marco Oliveira, ressaltou a importância do convênio e destacou entre a iniciativa privada e o governo federal, através do MDS, de um projeto que prevê a inclusão de pessoas no mercado de trabalho em um estado que é um dos maiores beneficiários do Bolsa Família. 

CEO do Atacadão,  Marco Oliveira Foto Raíssa Morais 

“O Atacadão pelo nosso próprio negócio tem uma característica de pegar pessoas para o seu primeiro emprego e de formalizar muita gente que está no mercado de trabalho como autônomos e profissionais liberais. Com nosso plano de expansão, no ano passado, nós tivemos 91 lojas sendo integradas ao Atacadão e esse ano mais 31 lojas e com isso nós devemos gerar mais de 7.000 mil empregos diretos no Brasil inteiro e mesmo coma ecônomo estando em retomada a gente não parou os investimentos. No Piauí, já são 5 lojas, sendo 4 na capital e uma em Picos. Com isso a gente espera levar mais oportunidades de trabalho para muita gente e mais do que isso nós temos uma identidade muito forte de formar as pessoas dentro do Atacadão, pegamos pessoas como passador de caixa, repositor, auxiliares e formamos essas pessoas para assumir cargos de liderança em novas unidades”, pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES