W. Dias recebe prefeitos piauienses e garante apoio aos municípios

O governador recebeu o prefeito nesta quinta-feira no Karnak

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governador Wellington Dias recebeu na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio de Karnak, 150 prefeitos e representates de prefeituras do interior do Piauí. Na ocasião foi entregue ao governador a carta SOS Municípios que contém reivindicações relativas à administração municipal.

Entre as propostas apresentadas pelos prefeitos estão o cofinanciamento da saúde, pactuação com os municípios para realização de cirurgias eletivas de média complexidade e do déficit do repasse para o transporte escolar. O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e o prefeito de Vila Nova, Arinaldo Leal disse que os prefeitos buscam apoio do Governo Estadual para a implementação de um de projeto de Lei, em que o Governo repassaria um valor dos royalties do petróleo para o Fundo de Participação dos Municípios. “Seria 1/3 do valor, o que rende uma média de R$ 200 mil por ano, sempre em referência ao ano anterior. Também temos que trabalhar a situação da crise de abastecimento de água, para buscar recursos junto ao Governo Federal”, acrescentou Arinaldo Leal.

Wellington Dias revelou que é importante discutir maneiras de enfrentar as dificuldades que as cidades vêm passando e apresentar propostas de melhorias. “Vamos apresentar, nesta sexta-feira (28), à presidenta Dilma Rousseff e aos governadores do Nordeste, durante o Fórum de Governadores, que será realizado no Ceará, as propostas que foram entregues pelos gestores municipais”, frisou Dias, que garantiu ainda que também levará as reivindicações à Bancada Federal e que dará prioridade ao andamento das obras inacabadas, que geram emprego e renda e impulsionam a economia dos municípios.

O governador acrescentou que pretende firmar convênios com investidores de empresas privadas, a fim de fazer circular recursos na economia do estado e possibilitar o aumento de repasses financeiros aos municípios. “Também estamos estudando a melhor maneira de quitar as dívidas da gestão passada relativas ao cofinanciamento da saúde e do transporte escolar”, acrescentou o chefe do executivo estadual. 

A outra questão discutida pelos gestores municipais foi a dependência que tem em relação ao Fundo de Participação dos Municípios. Segundo Wellington, o Estado está se articulando para fazer uma reserva financeira que permita viabilizar os repasses para o Fundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES