Esgotamento sanitário beneficiará mais de 16 mil na zona Norte

Esgotamento sanitário beneficiará mais de 16 mil na zona Norte

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina inaugurou nesta terça-feira (15) o sistema de esgotamento sanitário e a estação elevatória dos bairros São Joaquim e Matadouro, beneficiando mais de 16 mil habitantes. A obra, que representa um investimento de R$ 7 milhões, faz parte do Programa Lagoas do Norte. O evento aconteceu ao meio dia no cruzamento das ruas José Compasso e Canindé, sem número, no bairro São Joaquim.

A rede de esgoto possui 21 km. O esgoto que sai das casas será levado pela rede até a estação elevatória e, em seguida, para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do bairro Pirajá, onde será feito o tratamento e seu encaminhamento ao destino final. A estação elevatória possui duas bombas, cada uma com capacidade de bombeamento de 240 litros de esgoto por segundo.

O prefeito de Teresina e a vice-governadora do Estado, Margarete Coelho, estiveram no evento de inauguração. De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, a melhoria no esgotamento sanitário representa uma maior qualidade de vida para os moradores da região e é um importante investimento em saúde preventiva para o poder público.

“Essa obra visa não só à saúde pública ou à infraestrutura, mas, principalmente, à qualidade de vida da população. A falta de tratamento dos esgotos e condições adequadas de saneamento podem contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas e, com a crescente problemática do mosquito Aedes aegypti, o sistema de esgoto pode ser decisivo para a saúde da população”, disse o Secretário.

O secretário também ressaltou que dados da Organização Mundial de Saúde de 2014 apontam que a cada dólar investido em saneamento básico, economizam-se quatro dólares em saúde. “A população vai sentir os benefícios desse investimento num futuro próximo. É uma obra que causa um pequeno transtorno para os moradores, porque implica interromper vias e abri-las para instalar a tubulação; fica escondida, mas que traz resultados incríveis para a saúde, além de contribuir para melhoria das questões ambientais, porque influencia positivamente na limpeza das lagoas e também do Rio Parnaíba”, destaca Washington Bonfim.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES