Promotora denuncia morte e compara RONE a grupo de extermínio

Promotora denuncia morte e compara RONE a grupo de extermínio

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Promotora Francisca de Freitas Lourenço, através do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude, órgão auxiliar do ministério público, divulgou nota denunciando o assassinato de um adolescente de 16 anos, após perseguição do RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) na última quinta-feira (19). o jovem Frank dos Santos Silva era suspeito de roubo e teria trocado tiros com os policiais.

De acordo com a nota do CAODIJ, a ação trata-se de um "brutal assassinato" por parte de policiais do RONE, "organismo militar que vem se notabilizando pelo alto índice de ações letais e profundo desrespeito aos direitos humanos dos segmentos empobrecidos da sociedade".

O órgão diz que repudia a "truculenta" ação policial, por entender que o fato estimula a violência e é um "grave atentado aos direitos humanos".

No documento, o CAODIJ compara o ato da RONE à execuções sumárias comuns em grupos de extermínio e ainda se diz atento à recomendação da ONU, que sugere a extinção da polícia militar do brasil. "urge adotar medidas urgentes para impedir essa guerra policial desencadeada contra os pobres e pretos", completa a nota.

O documento ressalta que criança e adolescente não podem ser considerados problema de polícia.

RESPOSTA DA RONE:

O Comandante da RONE, Major Jacks Galvão, disse que a morte do adolescente está sendo apurada, mas que não acredita que houve excessos.

"Concordamos que a criança e o adolescente não são trabalho de polícia, até porque não é para estarem envolvidos em crimes, mas se estão, a polícia tem que dar uma resposta para a sociedade. fora isso, no momento da perseguição, não dá para saber se a pessoa é maior ou menor de idade", explicou o Major.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES