Wellington Dias tenta acerto com Firmino para flexibilização; assista

O governador do Piauí concedeu entrevista nesta terça-feira, 23 de junho, ao Gente e Negócios, apresentado por Virgínia Fabris

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Gente & Negócios desta terça-feira, 23 de junho, a jornalista Vírginia Fabris entrevistou o governador Wellington Dias (PT) que respondeu a uma série de questionamentos sobre a retomada econômica e os protocolos utilizados pelo Governo no tratamento de pacientes com a Covid-19.

O líder estadual indicou que houve um erro por parte dos órgãos de saúde no início da pandemia, onde recomendava-se a busca por atendimento apenas em casos mais graves, agora o indicativo é que se procure ainda no começo da doença, para evitar a evolução a um quadro mais grave.

“O fato é que nós abraçamos esse diálogo, a estratégia do tratamento precoce; agora a gente já conhece mais, então ao invés de esperar o paciente vir até nós, nós vamos até ele. Somos o sexto do Brasil em testagem, estamos chegando a 30 exames para cada 100 mil pessoas. Erramos todos levados pelo Ministério, Secretaria, se trabalhou a ideia de ficar em caso e tratar os casos mais graves. Teve um dia que chegaram três pacientes em Picos e morreram ainda no atendimento. Temos que ampliar a campanha, a gente precisa que as pessoas entendam que a orientação mudou; procurar um médico e também se cadastrar no Monitora Covid”, disse.  

O governador ainda rebateu as críticas relacionadas ao isolamento social. “É claro que o isolamento não é remédio, tem efeito colateral, se alguém sai em algum momento e traz na roupa, ou em alguma parte é um perigo, eu reconheço que as pessoas saem por necessidade, já é um período muito longo. Não é brincadeira você sair de 30 vagas de UTI para 474; mais de mil leitos clínicos saindo de 60, quero entrar numa perspectiva de conviver com o coronavírus, como outras doenças, mas era preciso conhecer mais como agora conhecemos, ter uma estrutura para exames clínicos”, afirmou.

Para ele, o tratamento precoce salvou muitas vidas e auxiliou para que nenhuma região do Piauí entrasse em colapso. “Se não fosse o tratamento precoce teríamos entrado em colapso em muitas regiões, temos oito regiões e nenhuma entrou em colapso. Queremos unificar os protocolos, hoje esse sistema de protocolo vale para todo o Estado”, afirmou.

Entendimento pela retomada

Wellington Dias sinalizou que vem buscando um entendimento com o prefeito Firmino Filho no que se refere ao Programa de Retomada Econômica Organizada (Pro Piauí). “Tenho conversado, estamos agora para entrar num entendimento, porque aprovamos o Pro Piauí, porque o que é pior quando saímos desorganizadamente, se sairmos organizados, com exames clínicos. E agora estamos distribuindo o teste antígeno, com isso vamos melhorar ainda mais esse tratamento precoce”, disse.

ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: 

Bloco 1: 

Bloco 2: 

O governador disse que compreende a situação dos empresários no Estado, mas teve que optar por  medidas restritivas, inclusive para ganhar  tempo e estruturar a rede de saúde. “O Piauí não vive só de empréstimos e transferências federais, é possível apenas dar uma olhada e ver o que aconteceu aqui em diversos segmentos, agora o que nós temos é uma situação que não é do Piauí e do mundo, infelizmente temos que fazer escolha, o fato é que toda necessidade do setor econômico é verdadeira, agora a demonstração que teve é que quem voltou antes do tempo teve problema”, afirmou.

Dias ainda complementou. “Vamos ter que trabalhar em etapas, estamos trabalhando para a definição nesta semana. Dia 29 tem uma nova agenda para ter uma posição”, frisou.

O líder piauiense sinalizou que a  renovação do decreto de isolamento até o dia 06 de julho tem uma lógica. “Tem uma explicação lógica, tivemos um crescimento de 134 mil para 334 mil, temos também um esgotamento de atendimento para pacientes graves; estamos tratando do protocolo, esse setor hoteleiro está bem avançado e vamos estar analisando provavelmente dia 29”, afirmou.

Ele ainda tratou especificamente da construção civil. “Na reunião do Comitê esta semana foi dado um encaminhamento que o MP e o MPT vai buscar fazer uma mediação e o Estado quer ajudar, é um setor que tem um bom protocolo e já funciona”, concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES