Fé e esporte ajudam fisioterapeuta em tratamento contra o câncer de mama

Foi durante um exame de toque que Cecile Guedes percebeu que enfrentaria uma doença que interfere no corpo e na autoestima da mulher.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O equilíbrio emocional e o esporte são essenciais para a fisioterapeuta Cecile Guedes, que está em tratamento contra um câncer de mama descoberto em julho deste ano. No programa Revista Meio Norte, apresentado pela jornalista Raquel Dias, Cecile falou sobre como encara a doença e, ao mesmo tempo, derruba a falsa limitação associada a pacientes oncológicos. Assista a entrevista abaixo!

Foi durante um exame de toque que a fisioterapeuta percebeu que enfrentaria uma doença que interfere no corpo e na autoestima da mulher. Religiosa, Cecile entendeu que precisava passar por esse momento priorizando o equilíbrio entre o corpo e mente.

Cecile Guedes, fisioterapeuta (Foto: Arquivo pessoal)

“O que tem me sustentado e o que tem me ajudado a passar por esse deserto da forma que todos veem é realmente confiar em Deus e olhar para o propósito e circunstâncias de todas as coisas, mesmo as mais difíceis”, contou.

Além da fé, o esporte faz parte do tratamento da fisioterapeuta. Por levar um estilo de vida saudável, ela teve o apoio dos médicos para continuar com o crossfit. Segundo Cecile, a atividade de alta intensidade, que possui diversos benefícios para a saúde, ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia. 

“Faço crossfit há seis anos e há oito anos me dediquei a um estilo de vida saudável. Quando recebi o diagnóstico e comecei o tratamento da quimioterapia, os médicos foram unânimes em me motivar a permanecer com meu estilo de vida”, contou.

Cecile Guedes faz crossfite há seis anos (Foto: Arquivo pessoal)

Quanto às sensações de revolta e angústia que comumente chegam com o diagnóstico de câncer, na experiência de Cecile, ela buscou não se prender aos pretextos que tentavam chegar à sua mente. O amor e o apoio da família são a fonte da energia de Cecile no tratamento contra o câncer de mama.

“A circunstância em si, perde um pouco seu protagonismo. Não é sobre o câncer, não é sobre mim, é sobre a bondade de Deus. Não se apegue aos porquês, muitas vezes não vamos ter respostas e Deus tem seus mistŕios, às vezes você pode ter a resposta, mas muitas vezes não. Confie e se apegue ao ‘para quê’, ou seja, vou focar no propósito que vai se cumprir”, relatou.

Assista a entrevista!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES