Menina passa por cirurgia para retirar feto de irmão gêmeo do crânio

O feto de 10 centímetros foi descoberto após a criança passar por exames de imagem que investigavam problemas de desenvolvimento motor

Menina passa por cirurgia para retirar feto de irmão gêmeo do crânio | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma menina chinesa de 1 ano passou por uma cirurgia delicada para retirar o feto de seu irmão gêmeo do cérebro. O embrião ficou alojado no crânio da criança enquanto ambos se desenvolviam no útero da mãe, em uma condição extremamente rara, conhecida como fetus in fetu (gêmeo parasitário). 

O caso foi registrado por médicos do Huashan Hospital, ligado à Universidade Fudan, na revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia.

Menina passa por cirurgia para retirar feto de irmão gêmeo do crânio | Foto: Huashan HospitalDe acordo com os médicos responsáveis pelo procedimento, o feto foi descoberto quando os pais da menina procuraram o hospital para investigar porque a criança tinha o volume da cabeça aumentado e apresentava dificuldades motoras.

Imagens de tomografias computadorizadas mostraram que o feto, de aproximadamente 10 centímetros de comprimento, tinha desenvolvido os membros superiores, ossos e unhas, o que sugere que ele cresceu por alguns meses enquanto ainda estava no útero da mãe.

Os médicos não informaram o estado de saúde da paciente após a cirurgia ou se ela sofrerá sequelas a longo prazo.

Menina passa por cirurgia para retirar feto de irmão gêmeo do crânio | Foto: Huashan HospitalFETUS IN FETU

A anomalia consiste no desenvolvimento de um resquício de embrião ou feto dentro do corpo do irmão gêmeo. Existem 200 casos documentados em todo o mundo. Apenas 18 deles ocorreram dentro do crânio.

“O fetus in fetu intracraniano surge de blastocistos não separados. As partes unidas se desenvolvem no prosencéfalo do feto hospedeiro e envolvem o outro embrião durante o dobramento da placa neural”, explica o neurologista do Huashan Hospial, Zongze Li, no artigo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES