Máscara de proteção desenvolvida por alagoano é usada na Copa do Mundo

Equipamento foi usado pela primeira vez pelo goleiro do Vasco Thiago Rodrigues

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma tecnolgia criada por brasileiros com a participação de um dentista alagoano vem auxiliando jogadores de futebol que passaram poe lesões no rosto para que retornem ao campo brevemente e com segurança.Com informações do portal 7 Segundos.

Trata-se de um protetor facial, como uma máscara que foi usada pela primeira vez pelo ex goleiro do Centro Sportivo Alagoano (CSA), Thiago Rodrigues, que atua atualmente como goleiro no  time do Vasco. 

A mascará facial foi utilizada pelo atacante da Coreia do Sul 'Son' na Copa do Mundo do Catar 

Thiago havia sofrido uma fratura no dia 31 e março de 2021 e já no dia 22 de maio do mesmo ano, ele podê entrar em campo, graças ao protetor facial. O time do CSA acabou conquistando o título alagoano.

A mascará facial foi utilizada pelo atacante da Coreia do Sul 'Son' na Copa do Mundo do Catar nesta última quinta-feira (24), e muitos internautas repercutiram sobre o 'jogador mascarado' com memes, elogios e com questionamentos sobre o motivo do atacante ter jogado de máscara.  Son recorreu a tecnolgia após fraturar quatro ossos próximo aos olhos.

Um usuário do Twitter comentou: "Son mascarado deveria jogar no Vascão pra fazer dupla com o mascarado Thiago Rodrigues", lembrando do goleiro que também joga com o protetor.

Máscara facial

A máscara foi desenvolvida em conjunto pelo Dr. Milkle Pessoa, Dr. Marcelo Lasmar e Dr Vinicius Machado (dentista Radiologista e diretor do Grupo SLICE de MG) e a tecnologia utilizada foi a mesma feita para jogadores dos clubes europeus como Real Madri e Barcelona. 

O Dr. Marcelo Lasmar, dentista do Clube Atlético Mineiro de Futebol e Minas TC, explicou que a máscara foi feita internamente de EVA e externamente de fibra de carbono com resina epóxi, sendo tudo baseado na impressão 3d da face do jogador e molda-se ao rosto de quem vai usá-la.

Adaptação

Thiago Rodrigues, apelidado de 'Batman da Colina' contou em entrevista ao Portal UOL que a máscara não atrapalha a visão, e que a mesma é adaptada para atender as questões de visão periférica e visão ampla.

Ele ainda destacou que tem total visão do campo, ao lado, à frente, abaixo e acima. Além disso, Thiago conta que o  processo de aptação foi fácil e que o material gruda no rosto como uma luva.

O goleiro usa a mascará há mais de um ano devido a lesão que sofreu em 2021 quando ainda fazia parte do CSA. Ele usará o item até o fim da carreira. Para ele a máscara faz parte do uniforme assim como as luvas e chuteiras:

"É a extensão do meu corpo enquanto atleta.Ela faz parte da minha profissão, do meu trabalho. Um goleiro precisa ser corajoso, eu sou, tenho esse ímpeto. Ela é parte do meu fardamento, da minha vida como profissional", pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES