São Paulo derrota o Botafogo-SP e termina 1ª fase como líder do grupo B

O resultado também colocou o São Paulo à frente do Corinthians na classificação geral do Paulistão.

Galoppo | Rubens Chiri/São Paulo FC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O São Paulo venceu o Botafogo-SP de virada na tarde deste domingo, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, por 3 a 1. O Tricolor começou mal a partida, mas embalou na etapa final para conquistar a vitória e garantir a liderança do grupo B no Campeonato Paulista.

Com o triunfo, a equipe de Rogério Ceni agora soma 23 pontos na ponta de sua chave, enquanto o Água Santa, segundo colocado, tem a mesma pontuação, mas perde no quesito saldo de gols. Desta forma, o time do Morumbi jogará as quartas de final e, possivelmente, a semifinal (se avançar) sob seu mando de campo.

Isso porque o resultado também colocou o São Paulo à frente do Corinthians na classificação geral do Paulistão. O Timão acumula 22 pontos, na ponta do grupo C.

Galoppo retomou artilharia do Paulistão com gol(Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)

Do outro lado, o Botafogo-SP avançou à fase de mata-mata mesmo com o revés. Caso fosse derrotado, o Pantera precisaria contar com um tropeço do Santos diante do Ituano, em Itu, o que acabou acontecendo. O Peixe perdeu por 3 a 0 e não alcança mais a equipe de Ribeirão Preto na segunda posição do grupo A. O líder da chave é o Bragantino, com 20 pontos.

Em campo, mais uma vez destaque para Galoppo. O argentino marcou gol de pênalti no segundo tempo e igualou Róger Guedes, do Corinthians, como artilheiro do Estadual, com oito tentos. Os outros gols foram anotados por Luan e Juan. Orejuela, Welington e David também retornaram às ações após se recuperarem de suas respectivas lesões.

O São Paulo, portanto, encara nas quartas de final o Água Santa. Data e horário ainda não foram definidos, mas uma coisa é certa: o Tricolor não terá à disposição o Morumbi. O estádio se prepara para receber shows da banda Coldplay e não poderá ser utilizado. Já o Botafogo-SP enfrenta o Bragantino na primeira etapa da eliminatória.

Gol cedo complica o Tricolor no primeiro tempo

O São Paulo ameaçou um pressão nos instantes iniciais da partida, mas levou um banho de água fria com dois minutos no relógio, quando o Botafogo-SP abriu o placar. Nathan impediu a bola de sair pela lateral, mas a entregou de presente para Luiz Henrique, que cruzou para Robinho cabecear no fundo das redes, entre a dupla de zagueiros são-paulina.

O Tricolor, então, posicionou seu time no campo de ataque e tentou abafar o adversário. A primeira boa oportunidade só foi pintar aos 16, quando Nestor cruzou na área e a bola sobrou para Luciano. O atacante bateu no gol, o goleiro espalmou, mas a equipe não conseguiu aproveitar o rebote.

Já aos 23 minutos, Luan pegou sobra na entrada da área e acertou um belo chute, no ângulo, mas o goleiro se esticou e mandou para escanteio. Com 26, Galoppo avançou pela direita e bateu cruzado. Matheus defendeu, mas deixou a bola viva na área. Luciano tentou empurrar para o gol de carrinho, mas foi bloqueado pelo goleiro.

O jogo foi interrompido aos 30 minutos para uma hidratação, devido ao forte calor em Ribeirão Preto. Na primeira meia hora, o São Paulo melhorou e ficou mais com a bola, mas ainda era pouco criativo. As melhores chances surgiram pelas laterais, com os avanços de Nathan e Caio Paulista.

Galoppo voltou a levar perigo a favor do São Paulo aos 39 minutos, arriscando direto para o gol em cobrança de falta, mas a bola passou por cima. Aos 35, Caio Paulista chegou à linha de fundo e colocou na área. Luciano tentou de letra, mas a zaga afastou a tentativa.

Do outro lado, o Botafogo-SP se portou muito bem e não deixou o Tricolor criar chances claras de gol. O São Paulo terminou a etapa inicial com mais de 70% da posse de bola, mas, na maioria das vezes, trocou passes de um lado para o outro.

São Paulo se impões na etapa final e consegue a virada

Pressionado pelo resultado, o São Paulo acelerou na volta do intervalo e quase marcou em duas oportunidades: na primeira, com menos de um minutos, Nestor acionou David, que dominou já invadindo a área, bateu de três dedos e balançou as redes pelo lado de fora. Na outra, aos dois, Nestor emendou uma bomba da meia-lua e viu a bola explodir no travessão.

Após muito tentar, o São Paulo enfim chegou ao empate com 15 minutos. Welington levou até a linha de fundo e cruzou para a área. A zaga do Botafogo-SP afastou, mas Luan, sem deixar a bola pingar, matou no peito e acertou um belo chute para igualar o marcador: um golaço!

O time seguiu impondo seu ritmo e não deixava o Pantera incomodar. Aos 26, Welington avançou pela esquerda e foi derrubado na área. Após recomedação do VAR, a árbitra Edina Alves assinalou a penalidade. Na cobrança, Galoppo não perdoou e colocou a bola no canto oposto ao do goleiro: 2 a 0.

Ainda deu tempo do Tricolor marcar mais um, aos 35, com o jovem atacante Juan. O garoto completou de cabeça o cruzamento perfeito de Nestor, em cobrança de escanteio, e ampliou a vantagem do time na partida. A equipe quase anotou o quarto, aos 46. Welington cruzou para David, que chegou batendo, mas viu o goleiro fazer grande defesa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES