Receita Federal vai apreender bilhões em criptomoedas em 2022

Entre os principais alvos da futura megaoperação estão chefes do crime organizado e responsáveis por crimes de evasão fiscal e lavagem de dinheiro.

Receita vai apreender bilhões em criptomoedas | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma apuração feita recentemente pela Bloomberg revelou uma informação impactante para o universo das criptomoedas: a Receita Federal dos EUA (IRS) está preparando uma apreensão bilionária desses ativos virtuais no ano que vem. Entre os principais alvos da futura megaoperação estão chefes do crime organizado e responsáveis por crimes de evasão fiscal e lavagem de dinheiro.

Após uma apreensão recorde de US$ 3,5 bilhões (R$ 20 bilhões) apenas no ano fiscal de 2021, de acordo com um relatório anual do IRS divulgado na quinta-feira (25), o chefe de investigação criminal do órgão, Jim Lee, participou de uma coletiva com a imprensa, na qual fez planos. “Espero que uma tendência de apreensões de criptografia continue à medida que avançamos para o ano fiscal de 2022”.

Receita vai apreender bilhões em criptomoedas- Foto: Reprodução/Tecthudo

Brasil está aprendendo sobre criptomoedas

Enquanto a Receita Federal americana faz planos bilionários, aqui no Brasil nosso órgão tributário criou a Instituição Normativa nº 1.888, em 2019, que dispõe a obrigatoriedade de reporte de informações relativas a operações realizadas com criptoativos por empresas e pessoas que investem no setor.

Em diversos locais do país, um número crescente de órgãos de investigação procura se capacitar para ter mais "intimidade" com a tecnologia blockchain. Na segunda-feira (29), por exemplo, o Ministério Público de São Paulo promoveu um encontro com o tema "Criptomoedas: Avanços Regulatórios, Conformidade, Boas Práticas e Atuação do Ministério Público", no canal da Escola Superior do MPSP no YouTube.

Nos Estados Unidos, a Receita americana obteve um importante respaldo do Congresso Nacional, que aprovou recentemente um pacote de medidas dando mais poderes ao IRS, inclusive o de fiscalizar transações com criptomoedas no país. A lei foi imediatamente sancionada pelo presidente Joe Biden.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES