Crédito Fundiário investiu mais de 24 milhões em 2007

Crédito Fundiário investiu mais de 24 milhões em 2007

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Programa de Combate ? Pobreza Rural, atrav?s do Cr?dito Fundi?rio, inaugurou no Piau?, em 2007, 79 assentamentos, sendo que destes, dois fazem parte da Linha Priorit?ria Nossa Primeira Terra, destinado a jovens filhos de agricultores e estudantes de escolas agrot?cnicas e Escolas Fam?lia Agr?cola.

Este programa ? uma linha priorit?ria que atende jovens de at? 24 anos, oriundos de escolas agr?colas ou filhos de agricultores familiares com mais de 200 horas de forma??o em cursos reconhecidos pelo Minist?rio de Desenvolvimento Agr?rio (MDA).

At? o final do ano, segundo Francisco das Chagas Ribeiro Filho, o Chic?o, diretor-t?cnico e coordenador do Cr?dito Fundi?rio, a meta ? inaugurar mais 25 assentamentos e beneficiar mais de mil fam?lias. At? o momento, os munic?pios piauienses que mais receberam assentamentos foram Oeiras e Piripiri. ?Cada um deles j? conta com 22 assentamentos?, diz.

No Piau?, Chic?o diz que aproximadamente 20% da popula??o n?o t?m terra para trabalhar. A finalidade ? reduzir esse d?ficit e, ao mesmo tempo, tornar a zona rural cada vez mais produtiva, uma vez que cada assentamento proporciona ?s fam?lias, al?m da terra, casa, energia, ?gua pot?vel e tamb?m um projeto produtivo.

Chic?o diz que neste ano j? foram investidos R$ 24.265.750,00 pelo Cr?dito Fundi?rio, sendo contempladas 9.021 fam?lias. ? um investimento que tem melhorado a vida das pessoas, gerando economia para o Estado.

Atualmente, h? assentamento produzindo uva, galinha caipira, caju, mandioca, apicultura, ovinocaprinocultura. ?Esse investimento fez melhorar a auto-estima do trabalhador?, diz Chic?o, acrescentando ainda que as fam?lias beneficiadas t?m liberdade de escolher a terra onde pretendem plantar, o que deseja cultivar e os t?cnicos que acompanhar?o a produ??o.

?Os recursos aplicados circulam na pr?pria comunidade e munic?pio, fortalecendo a economia local. Esse investimento j? trouxe resultado positivo, pois, segundo pesquisa coordenada pela Universidade de Campinas (Unicamp) e pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), no Piau?, a renda das fam?lias beneficiadas pelo Cr?dito Fundi?rio aumentou em 147%. Foi o maior ?ndice do Brasil?, diz.

O PCPR, conforme Chic?o, faz acompanhamento constante nos assentamentos com supervis?es e o mais importante ? que destina recursos para o pr?prio assentamento contratar assist?ncia t?cnica de sua confian?a para fazer um acompanhamento mais sistem?tico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES