Encontro reúne lideranças comunitárias de todo o Piauí

Encontro reúne lideranças comunitárias de todo o Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma gest?o compartilhada na qual a Empresa de Gest?o de Recursos do Piau? (Emgerpi), em parceria com as associa?es de moradores e lideran?as comunit?rias de todo o Estado, ir? estabelecer os crit?rios de ocupa??o dos im?veis abandonados, bem como a constru??o e atualiza??o de um cadastro contendo todas as informa?es sobre os conjuntos habitacionais constru?dos com o dinheiro p?blico. Este foi resultado obtido, nesta sexta-feira, 25, durante a realiza??o do I Encontro de Presidentes de Associa?es de Moradores e Lideran?as Comunit?rias, proposto pela Presid?ncia da Emgerpi.

A reuni?o ocorreu pela manh? e contou com a presen?a de cerca de 200 pessoas, dentre as quais a presidente da Emgerpi Lucile Moura, administradores da Casa do Mutu?rio e integrantes da Assessoria Jur?dica da empresa. ?Nossa proposta ? aliar a nossa vontade e os nossos recursos ao conhecimento que todos aqui t?m sobre o assunto, para que, juntos, possamos resolver os problemas?, enfatizou Lucile Moura.

Representantes de associa?es comunit?rias de todo o Piau? estiveram no local, al?m de l?deres da Famcc (Federa??o das Associa?es de Moradores e Conselhos Comunit?rios), da Famepi (Federa??o das Associa?es de Moradores do Estado do Piau?) e da Fecepi (Federa??o das Entidades Comunit?rias do Estado do Piau?), que tratam da quest?o habitacional em todo o Estado. ?A id?ia da parceria ? o ponto de partida para a resolu??o dos problemas. Isso atesta que a Emgerpi n?o trata o assunto de uma forma unilateral?, observou Ant?nio Batista de Ara?jo, vice-presidente da Famepi, que possui 400 entidades filiadas no Piau?.

De acordo com Lucile Moura, os conjuntos habitacionais piauienses possuem uma m?dia de 30% do n?mero total de im?veis desocupados. A partir desse n?mero, a Emgerpi prop?s a cria??o de um banco de dados que seria abastecido pelos integrantes da pr?pria comunidade que receberiam uma remunera??o da Emgerpi para fazer um levantamento de quantos im?veis desocupados o conjunto possui e quantas pessoas do bairro necessitam de moradia.

?A inten??o ? que o banco de dados obede?a aos crit?rios que ser?o estabelecidos para que cada indiv?duo tenha a oportunidade de conseguir sua casa de forma regularizada?, afirmou Lucile Moura.

Al?m dessas quest?es, muitas lideran?as comunit?rias aproveitaram a oportunidade para esclarecer d?vidas; os principais pontos discutidos estavam relacionados ao per?odo e a forma de desenvolvimento das negocia?es com os mutu?rios inadimplentes.

Com o prazo mantido, as negocia?es dever?o se estender at? o dia 31 de janeiro, exceto para os mutu?rios do Conjunto Morada Nova e Renascen?a, onde a complexidade dos casos requer uma negocia??o mais elaborada e que est? sendo desenvolvida em parceria com as associa?es de moradores dos respectivos bairros.

O presidente da Associa??o de Moradores do Residencial Pedro Simpl?cio, Enoque Ramos, disse que ficou mais aliviado com as aplica?es da presidente da Emgerpi sobre o assunto. A entidade que ele preside abrange 280 casas na cidade de Floriano. ?? importante que o dinheiro dos im?veis retorne aos cofres p?blicos; ? louv?vel a forma dialogada como a Emgerpi est? realizando as negocia?es?, disse.

Ferlando Alves, l?der comunit?rio de Picos, falou da sua satisfa??o em participar do encontro: ?A conversa foi produtiva e, com essa oportunidade, vamos poder identificar e tentar resolver as necessidades de cada conjunto?.

Ao final da reuni?o, ficou estabelecido uma comiss?o seja formada por 12 lideran?as comunit?rias para que, juntamente com a Emgerpi, inicie os trabalhos em busca da resolu??o dos problemas e da elabora??o dos crit?rios de ocupa??o dos im?veis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES