Geórgia deseja ingressar na Otan em 2009

Geórgia deseja ingressar na Otan em 2009

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vice-primeiro-ministro da Ge?rgia, Guiorgui Baramidze, disse hoje que o pa?s quer ser convidado pela Organiza??o do Tratado do Atl?ntico Norte (Otan) em 2008 e ingressar no organismo em 2009, o que melhoraria as rela?es com a R?ssia.

"? vista das conquistas dos ?ltimos 18 meses, estaremos preparados para iniciar o processo de integra??o ap?s a c?pula da Otan que ser? realizada em Bucareste em abril de 2008", disse Baramidze.

O pa?s espera receber uma resposta positiva por ter realizado as reformas para se associar ao organismo.

Em visita ? Ge?rgia no in?cio do m?s, o secret?rio-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, afirmou que o pa?s "? fiel a sua pol?tica de reformas", mas n?o falou de datas.

No entanto, o presidente da Ge?rgia, Mikhail Saakashvili, disse que o pa?s espera receber um convite formal na c?pula de Bucareste.

"Todos os pa?ses da Otan s?o un?nimes ao afirmar que n?s fizemos nossos deveres", disse Baramidze. No entanto, o vice-primeiro-ministro n?o sabe se os pa?ses entrar?o em consenso para a entrada da Ge?rgia no organismo.

Baramidze afirma que a Ge?rgia concorda com as declara?es do secret?rio-geral da Otan de que os conflitos da Abkh?zia e da Oss?tia do Sul devem ser solucionados por meios pac?ficos.

"N?s temos que conseguir um acordo n?o com os separatistas, mas com a R?ssia", afirmou o vice-primeiro-ministro georgiano.

"A R?ssia ap?ia os separatistas nas esferas pol?tica, militar e econ?mica, j? que sem essa ajuda de um regime exterior a Abkh?zia e Oss?tia do Sul n?o existiriam", acrescentou.

"(A Ge?rgia) Est? disposta a discutir qualquer tipo de autonomia para as regi?es separatistas, mas para isso devem existir for?as de pacifica??o em seus territ?rios, e n?o representantes de uma das partes interessadas", afirmou.

A Ge?rgia afirma que a R?ssia desenvolve uma pol?tica de anexa??o das regi?es separatistas de Oss?tia do Sul e Abkh?zia mediante a concess?o em massa da cidadania russa a seus habitantes.

Por outro lado, Baramidze negou que os Estados Unidos tenham solicitado ? Ge?rgia permiss?o para colocar um escudo antim?ssil americano no pa?s. A R?ssia considera esta iniciativa uma amea?a para a sua seguran?a.

Os EUA consideram que a Ge?rgia pode ingressar na Otan antes do fim dos conflitos com a Abkh?zia e a Oss?tia do Sul. Segundo uma pesquisa recente, 83% dos georgianos aprovam o ingresso do pa?s na Otan. Al?m disso, 79% s?o contra a instala??o de bases militares estrangeiras em seu territ?rio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES