SEÇÕES

Ex-presidente da China é retirado de cerimônia escoltado

Imagens mostram Hu Jintao aparentemente relutando em sair, enquanto dois comissários o retiram do palco. Cena não foi exibida na transmissão oficial chinesa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente chinês Hu Jintao foi inesperadamente escoltado para fora da cerimônia de encerramento do Congresso do Partido Comunista neste sábado (22). O governo da China não explicou o motivo dessa retirada.

Ex-presidente chinês Hu Jintao é retirado do seu lugar ao lado do atual líder - Foto: Tingshu Wang 

Hu, 79, é o antecessor imediato de Xi Jinping e estava sentado à esquerda do atual líder. Ele foi levado para fora do palco do auditório principal do Grande Salão do Povo em Pequim por dois comissários. 

Dando a impressão de estar angustiado, Hu parece resistir enquanto comissários o escoltam para fora. Na saída, ele trocou palavras com Xi e deu um tapinha no ombro do primeiro-ministro Li Keqiang, sentado à direita de Xi.

O vídeo do incidente, altamente incomum dada a meticulosa gestão de palco da maioria desses eventos, foi amplamente compartilhado nas redes sociais, mas não pôde ser encontrado nas plataformas de mídia social fortemente censuradas da China.

A cobertura da mídia estatal da cerimônia não incluiu a cena, que ocorreu assim que jornalistas estavam entrando no salão.

O Congresso do Partido Comunista, que acontece a cada cinco anos, foi encerrado neste sábado.

Veja Também
Tópicos