Manifestantes fazem novo ato contra cortes na educação e previdência

O novo ato, que acontece no Centro de Teresina, é uma preparação para a greve Nacional da Educação que será realizada no dia 14 de junho.

| Ananda Soares
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu na manhã desta quinta (30) na Praça da Liberdade, centro de Teresina, um novo manifesto para a greve Nacional da Educação. Movimentos estudantis, professores, centrais sindicais e população em geral saíram pelas ruas por volta das 8:30h com objetivo de protestar contra o corte de verbas das universidades e institutos federais e também contra a Reforma da Previdência.

Muitos cartazes, levados por estudantes, denunciavam desigualdade e falta de investimento na educação. Algum deles, criticavam aos argumentos do presidente Jair Bolsonaro e pronunciamentos do ministro da educação, Abraham Weintraub.


This browser does not support the video element.

 

A última paralisação que ocorreu no dia 15 de maio na capital e demais estados do país, foi tida como um “esquenta” para a de hoje (30), que convoca novamente uma Greve Geral no dia 14 de maio. O público do ato, teve  expressiva presença de estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que divulgou que o corte de 30% compreende 50% no seu orçamento. Diante disso, o reitor da instituição anunciou que a universidade vai enfrentar dificuldades para concluir o ano.

Foto Ananda Soares.

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) também se mobilizou e estava na linha de frente do ato.  Para a paralisação de hoje, o docente e servidor público, José Martins, protesta contra a reforma da previdência. "Essa reforma vem para acabar com a aposentadoria dos trabalhadores e sou contra. Ela é uma retirada dos direitos brasileiros no geral, principalmente dos mais jovens", mencionou. 

"Somos contra o corte da educação. Já que o MEC não quis ouvir a gente, estamos aqui concentrados para reivindicar nas ruas para mobilizar a população sobre nosso direito", disse o representante da União dos Estudantes do Piauí (UNE-PI), Matheus Vilela.

Grande público percorre ruas no Centro. Foto: Ananda Soares.

O diretor de comunicação do Sinte-PI, João Correia mobilizou a categoria dos trabalhadores da Educação para apoiar o movimento estudantil. "Nós do sindicato estamos aqui sendo solidários aos estudantes e apoiando todos os movimentos. Não existe educação sem estudante e sem recursos públicos. Com isso estamos nas ruas e somos contra os cortes na educação que o governo está implementando", relata. 

O novo ato é uma preparação para a greve Nacional da Educação que será realizada no dia 14 de junho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES