Audiência sobre imposto sindical acaba em confusão no Congresso

Audiência sobre imposto sindical acaba em confusão no Congresso

Audiência sobre imposto sindical acaba em confusão no Congresso | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em clima de assembl?ia, sindicalistas, empres?rios, governo e senadores se uniram para defender a manuten??o do imposto sindical, desconto obrigat?rio em folha de pagamentos que equivale a um dia de trabalho por ano e serve para financiar sindicatos, federa?es, confedera?es e, em breve, centrais sindicais.

Emenda aprovada pela C?mara dos Deputados ao projeto que legaliza a exist?ncia das centrais sindicais acabou com a cobran?a autom?tica do imposto e exige que, a partir de 2008, os trabalhadores paguem diretamente a contribui??o aos sindicatos ou autorizem o desconto em seus sal?rios.

Teoricamente, a audi?ncia p?blica presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), relator do projeto na CAS (Comiss?o de Assuntos Sociais), tinha como objetivo discutir as v?rias opini?es sobre a mudan?a feita pelos deputados no financiamento do sistema sindical. Na pr?tica, por?m, a audi?ncia teve um cen?rio mais parecido com uma assembl?ia de sindicato.

Dos quase 30 oradores, apenas o deputado Augusto Carvalho (PPS-DF), autor da emenda que acabou com a cobran?a autom?tica na C?mara dos Deputados, tentou falar contra o tributo, mas foi interrompido in?meras vezes por vaias.

"? assim que come?a o fascismo", disse Carvalho em resposta a gritos de "mentiroso" e cartazes que o acusavam de querer acabar com direitos dos trabalhadores.

Uma confus?o se armou entre parte da plat?ia e cerca de 20 apoiadores do deputado. Os seguran?as do Senado tiveram de intervir. Ao fim, Augusto Carvalho deixou o audit?rio escoltado por dois deles.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES