Amostragem divulga nova pesquisa para governador do Piauí; números!

Rafael Fonteles (PT) lidera com 38% dos votos; Silvio Mendes (UB) aparece em segundo lugar com 36,7%

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Amostragem divulgou nova pesquisa para o Governo do Piauí nesta segunda-feira (12). O candidato  Rafael Fonteles (PT) assumiu numericamente a dianteira na disputa pelo Palácio de Karnak na pesquisa de intenção de voto estimulada, crescendo acima da margem de erro no comparativo com o levantamento anterior. 

Os dados apontam que Rafael Fonteles é o novo líder com 38%, seguido pelo candidato Silvio Mendes (União Brasil), que aparece com 36,7% das intenções de votos na estimulada, ou seja, quando são apresentados os nomes dos concorrentes aos entrevistados. 

Leia Mais

Os dois aparecem empatados tecnicamente dentro da margem de erro de 2,19%.

Rafael Fonteles e Silvio Mendes lideram a corrida pelo Governo do Piauí (Foto: Reprodução)Em terceiro lugar aparece o candidato Coronel Diego Melo (PL) com 2,05%; seguido por Gessy Lima (PSC) com 1,55%.

O candidato Geraldo Carvalho é o quinto colocado na pesquisa, alcançando 0,85% das menções; na sequência vem Gustavo Henrique (Patriota), somando 0,6% das intenções de voto. 

A pleiteante do PMN, a advogada Ravenna Castro obteve 0,50%; Lourdes Melo (PCO) tem 0,45%. Por fim, a candidata Madalena Nunes (PSOL) foi mencionada por 0,25% dos entrevistados.

Os eleitores que responderam nenhum dos candidatos a governador somam 7,5%. Os indecisos são 10%; brancos e nulos representam 1,55%.

Rafael cresce 8,3% desde julho

O ex-secretário estadual de Fazenda e candidato do PT ao Governo, Rafael Fonteles, cresce 5,4 pontos percentuais na nova pesquisa, realizada entre 05 e 09 de setembro, no comparativo com o levantamento feito entre 26 e 30 de agosto. Na linha do tempo, Fonteles avançou de 32,6% para 38%; quando se compara com a pesquisa promovida de 13 a 17 de julho, quando o pleiteante do PT tinha 29,7%, a alta é de 8,3 pontos percentuais.

Por sua vez, o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil) teve uma oscilação dentro da margem de erro na nova pesquisa, subindo de 35,95% para 36,7%.

 Nos válidos, Rafael tem 46,94% e Silvio 45,34%

Nos votos válidos, ou seja, quando se desconsidera os brancos, nulos, ninguém e indecisos, há um cenário de polarização, com Rafael Fonteles (PT) na liderança, somando 46,94% das intenções de voto; Silvio Mendes (União Brasil) vem na sequência com 45,34% das intenções de pesquisa. Os dois aparecem em um cenário de empate técnico, considerando a margem de erro de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera os votos válidos para divulgar o resultado das eleições no País. A eleição é decidida no primeiro turno quando um dos candidatos recebe mais da metade dos votos válidos. Ou seja, 50% mais um.

Coronel Diego Melo (PL) é o terceiro colocado com 2,53% dos votos válidos. Gessy Fonseca (PSC) aparece com 1,91% dos votos válidos. Geraldo Carvalho (PSTU) chega a 1,05% e Gustavo Henrique (Patriota) soma 0,74%.

A candidata Ravenna Castro (PMN) registra 0,62% dos válidos; Lourdes Melo (PCO) tem 0,56% e Madalena Nunes (PSOL) soma 0,31% dos válidos.

Com apoios, Rafael venceria no 1º turno

O candidato a governador Rafael Fonteles (PT) lidera pesquisa de intenção de voto estimulada do Instituto Amostragem com os apoios do candidato a presidente Lula e do candidato a senador Wellington Dias, somando 54,5% nos válidos, ou seja, quando se exclui brancos/nulos e os indecisos.

Sílvio Mendes (União Brasil) aparece em segundo ao receber o apoio do ministro Ciro Nogueira ficando com 36,37%. O candidato Coronel Diego (PL) com apoio do presidente Jair Bolsonaro, candidato a reeleição, tem 4,53%. Gessy Lima (PSC) com apoio do Pastor Everaldo soma 1,85%.

O candidato Gustavo Henrique (Patriota) com apoio de Fred Costa tem 0,78%. O candidato Geraldo Carvalho (PSTU) com apoio de Zé Maria soma 0,72%. Madalena Nunes (PSOL) com apoio de Juliano Medeiros aparece com 0,48%.

Lourdes Melo (PCO), com o apoio de Rui Costa Pimenta tem 0,42%. Já Ravenna Castro (PMN) com apoio de Carlos Massarolo soma 0,36%.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera os votos válidos na divulgação do resultado oficial das eleições.

Cenário com os brancos, nulos e indecisos

Nesse cenário, ao se considerar os brancos/nulos e os indecisos, Rafael Fonteles (PT) com os apoios do candidato a presidente Lula e do candidato a senador Wellington Dias, soma 45,7% das intenções de voto.

Sílvio Mendes (União Brasil) aparece em segundo ao receber o apoio do ministro Ciro Nogueira ficando com 30,5%. O candidato Coronel Diego (PL) com apoio do presidente Jair Bolsonaro, candidato a reeleição, tem 3,8%. Gessy Lima (PSC) com apoio do Pastor Everaldo soma 1,55%.

O candidato Gustavo Henrique (Patriota) com apoio de Fred Costa tem 0,65%. O candidato Geraldo Carvalho (PSTU) com apoio de Zé Maria soma 0,6%. Madalena Nunes (PSOL) com apoio de Juliano Medeiros aparece com 0,4%.

Lourdes Melo (PCO), com o apoio de Rui Costa Pimenta tem 0,35%. Já Ravenna Castro (PMN) com apoio de Carlos Massarolo soma 0,3%.

Aqueles que apontaram que pretendem votar branco/nulo somam 1,45%; os que sinalizaram nenhum/ninguém chegam a 6,7%. Por fim, os eleitores que não sabem ou não opinaram são 8,0%.

Firmeza na intenção de voto em Rafael é a maior

Nove candidatos disputam o Governo do Piauí


Dos entrevistados que apontaram a intenção de votar no candidato Rafael Fonteles (PT) 78,95% apontaram que não muda, já está decidido; 20,53% indicaram que ainda podem mudar; enquanto 0,53% não sabe ou não opina.

Em relação ao candidato Sílvio Mendes (União Brasil), entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto no ex-prefeito de Teresina, 73,98% indicaram que não muda, já está decidido; 24,93% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto; e 1,09% não sabe ou não opina.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Coronel Diego Melo (PL), 68,29% indicaram que não muda, já está decidido; 31,71% apontaram que ainda poderá mudar.

No grupo de entrevistados que apontaram a intenção de voto na candidata Gessy Lima (PSC), 41,94% indicaram que não muda, já está decidido; 58,06% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Geraldo Carvalho (PSTU), 35,29% indicaram que não muda, já está decidido; 58,82% apontaram que ainda poderá mudar e 5,88% não sabe ou não opina.

Entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto na candidata Madalena Nunes (PSOL), 60% sinalizaram que não muda, já está decidido; já 40% indicaram que ainda pode mudar.

No grupo de entrevistados que apontaram a intenção de voto no candidato Gustavo Henrique (Patriota), 58,33% indicaram que não muda, já está decidido; 41,67% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto.

Em relação à candidata Ravenna Castro (PMN), entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto na advogada, 40% indicaram que não muda, já está decidido; 40% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto e 20% não sabe ou não opina.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar na candidata Lourdes Melo (PCO), 33,33% indicaram que não muda, já está decidido; 55,56% apontaram que ainda poderá mudar e 11,11% não sabe ou não opina.

FICHA TÉCNICA

A Pesquisa Amostragem foi realizada no período de 05 a 09 de setembro de 2022 com 2.000 entrevistas em 90 municípios do Piauí. A margem de erro é de 2,19%. O registro para o cargo de governador está sob o Nº PI-01010/2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES