Procuradoria investiga assédio eleitoral a beneficiários do Auxílio Brasil

Cidadãos que recebem o benefício social Auxílio Brasil foram convocados no centro da cidade para uma reunião.

Caco Barcelos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul investigará denúncia de assédio eleitoral ocorrido em Coronel Sapucaia (MS), cidade a 420 km da capital Campo Grande, com beneficiários do Auxílio Brasil.

O caso foi revelado pelo repórter Caco Barcellos no Profissão Repórter na segunda-feira (1). "Serão solicitadas diligências ao promotor eleitoral de Coronel Sapucaia para instruir o feito", afirma o Ministério Público Eleitoral no estado na manhã desta quarta-feira (2).

A reportagem do Profissão Repórter mostrou que, menos de 48 horas antes do 2º turno, cidadãos que recebem o benefício social Auxílio Brasil foram convocados no centro da cidade para uma reunião, sobre a qual ninguém queria falar ou sabia dizer o que era.

Moradores que aceitaram falar com a reportagem disseram que as pessoas foram incentivadas a votar em Jair Bolsonaro na eleição de domingo. Uma senhora que mora ao lado do local onde acontecia a reunião revelou que ela já estava ocorrendo havia três dias.

"Antes não tinha essa reunião não. Disse que era para assinar o negócio do Bolsa Família. Aí ontem que eu ouvi falando que, quando acaba a reunião, o Rudi [Paetzold, prefeito de Coronel Sapucaia] dá R$ 50 para cada um. Rudi é o prefeito daqui", contou.

Empate no 1º turno, vitória de Bolsonaro no 2º

Coronel Sapucaia (MS) é uma das 3 cidades em todo o Brasil em que Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) tiveram exatamente o mesmo número de votos no primeiro turno: 4.295 votos cada um.

Mas, no segundo turno - após, portanto, as reuniões em que os beneficiários do Auxílio Brasil foram incentivados a votar no atual presidente da República -, o número de votos em Bolsonaro subiu para 4.530. Ou seja, 235 a mais que no primeiro turno. Já os votos em Lula caíram para 4.049, ou seja, 246 a menos.

No primeiro turno, o total de votos brancos (48) e nulos (284) foi menor do que no segundo turno, com 63 votos brancos e 432 nulos.

O que diz o prefeito

Questionado em uma gincana entre escolas promovida pela Secretaria Municipal de Educação, o prefeito disse que não estava na cidade e não organizou a reunião.

Caco: A gente esteve no centro cultural e tinha uma fila grande de pessoas tendo que deixar o nome... Pessoas que recebem o auxílio.

Assessora 1: Aqui nós não estamos para falar de política. Aqui nós estamos...

Caco: Mas lá estavam falando sobre política. Por isso que estou perguntando.

Assessora 1: Mas aqui não estamos falando de política.

Caco: Mas estou falando de lá para o prefeito.

Assessora 1: O prefeito não tem que responder.

Prefeito: Inclusive eu estava... Não estava nem... Passei por passar. Nós estávamos fazendo campanha política, não estávamos nem na cidade. Eu estava na aldeia indígena agora.

Caco: Eu sei, mas todas as pessoas estão dizendo lá que o senhor que organizou essa...

Prefeito: Não, eu não.

Caco: Mas como é que tem tanta gente lá?

Assessora 2: A gente tem horário para terminar.

Prefeito: Quem organizou foi a Secretaria de, de...

Assessora 2: Isso aqui é um evento que temos horário para terminar, gente.

Horas depois da declaração dada pelo prefeito, uma pessoa da cidade ligou para o jornalista Caco Barcellos para dizer que era perigoso continuar a reportagem na região.

"Fiquei preocupado, extremamente preocupado. Eu sugeriria para vocês terminar a pauta o quanto antes. Se você quiser continuar aqui na cidade trabalhando, é o teu trabalho. É assim: sua conta e risco. Mas eu conheço bem aqui a cidade. É complicado", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES