3 frutas eficazes para baixar a glicose no sangue, segundo nutricionista

Uma dieta saudável é essencial para quem tem diabetes e algumas frutas precisam fazer parte dessa alimentação

Algumas frutas ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma dieta saudável é essencial para quem tem diabetes manter a saúde e incluir frutas pode ser uma boa alternativa para ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue. Entrevistamos a nutricionista Vanessa Costa, especialista em Nutrição Estética e Saúde da Mulher, para entender como as frutas afetam a glicose no organismo.

O que é glicose? “Glicose é um tipo de açúcar simples que funciona como a principal fonte de energia para as células do nosso corpo. Quando ingerimos um carboidrato, por exemplo, ele é quebrado em moléculas menores durante a digestão, liberando a glicose na nossa corrente sanguínea. Essa glicose é transportada para as células por meio da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. Dentro das células, a glicose passa por processos metabólicos até ser convertida em energia para alimentar a atividade das nossas células”.

Alimentação para baixar a glicose. Manter a glicemia estável é fundamental para prevenir complicações associadas ao açúcar no sangue. Nesse contexto, a alimentação desempenha um papel crucial. No entanto, é importante ressaltar que não se trata de um único alimento isolado que pode equilibrar a glicose, mas sim da abordagem geral da dieta.

Escolhas conscientes. “Adotar uma alimentação que valoriza escolhas conscientes é fundamental para um controle glicêmico eficaz. O papel das frutas, integradas em uma dieta equilibrada, é essencial para fornecer nutrientes, fibras e antioxidantes que contribuem para a estabilidade glicêmica”, ela afirma.

Quais frutas são mais indicadas?

A nutricionista destaca que escolher alimentos com baixo índice glicêmico, que liberam açúcares de forma mais gradual, evitando picos de glicose, e incluir frutas ricas em fibras, que promovem uma absorção lenta de açúcares, são duas excelentes opções para manter a glicemia estável.

Limão

Este fruto, rico em vitamina C, desempenha um papel crucial na prevenção de problemas cardiovasculares, beneficiando várias partes do corpo e ajudando a evitar hemorragias. Isso é particularmente importante para pessoas com diabetes, que podem ter dificuldade de cicatrização e maior suscetibilidade a infecções.

Amora

A amora é uma fonte de compostos que estimulam a liberação de insulina, melhorando a síntese de glicose. Além disso, ela contribui para normalizar a pressão arterial e possui propriedades bactericidas e anti-inflamatórias. No entanto, é essencial consumi-la com moderação, uma vez que é uma fruta bastante doce.

Abacate

Apesar de ser caloricamente denso, o abacate é uma excelente escolha para pessoas com diabetes, pois é baixo em açúcar e rico em gorduras saudáveis que aumentam o colesterol bom. No entanto, deve ser consumido com moderação, especialmente por aqueles com excesso de peso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES