4 alimentos que causam pedras nos rins para você ficar longe

Os cálculos renais aparecem devido a um conjunto de fatores e uma alimentação ruim é um deles

Alguns alimentos são prejudiciais ao rins se consumidos em excesso | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os cálculos renais, ou pedras nos rins como é conhecido popularmente, aparecem devido a um conjunto de fatores e uma alimentação ruim é um deles. De acordo com o nefrologista Flávio Galindo, poucas pessoas têm consciência de como alguns alimentos podem ser traiçoeiros e vilões para a saúde dos nossos rins.

“Não é apenas a quantidade, mas o tipo de alimento que ingerimos que pode acender a faísca inicial para a formação dessas temidas pedras”, explica ele. A urina carrega minerais dissolvidos que, sob algumas circunstâncias podem formar cristais, dando início aos cálculos renais. Para ajuda a melhorar a sua alimentação, pensando na saúde dos seus rins, listamos alguns alimentos que devem ser consumidos com moderação ou eliminados da dieta.

Oleaginosas

Alimentos como nozes e amendoins, embora sejam recomendados em algumas dietas e sejam frequentemente usadas em várias receitas, contêm uma importante quantidade de oxalato, que está diretamente envolvida na formação de cálculos renais. Por isso, é recomendado que o consumo destas sementes seja moderado. 

Refrigerantes

Não é segredo que os refrigerantes são podem trazer uma série de prejuízos à saúde e no caso dos rins não é diferente. Essas bebidas, principalmente as do tipo cola, possuem ácido fosfórico, que é usado para tornar mais intenso o sabor e preservar a bebida. Esse aditivo pode ser bastante nocivo aos rins, facilitando a formação de pedras.

Carnes

Consumir proteína animal, principalmente carne vermelha, de forma exagerada pode causar uma alta no nível de sódio no corpo. Esse excesso na urina pode contribuir para um aumento na excreção de cálcio e oxalato, o que contribui para a formação de cálculos renais. Diante disso, é importante que o consumo desses alimentos seja feito de forma equilibrada.

Alimentos processados

Os alimentos processados são unanimidade entre profissionais da nutrição, quando o assunto é prejuízos à saúde. Alimentos congelados, embutidos, industrializados e comidas de fast-food possuem grandes quantidades de fósforo, além de sal e gordura. Consumir esses alimentos com frequência vai causar sobrecarga nos rins e contribuir para a obesidade, fator de risco para problemas renais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES