4 bebidas para você não desenvolver gordura no fígado

Esse órgão é vital para a saúde humana, responsável pela limpeza do sangue e distribuição de proteínas, digestão e metabolização de gorduras

A gordura no fígado causa inflamação e prejudica o bom funcionamento do corpo, podendo evoluir para uma esteatose hepática | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o fígado é uma parte vital para o corpo humano? Esse órgão é responsável pela limpeza do sangue, síntese de proteínas, digestão e metabolização de gorduras, carboidratos e proteínas. Estudos recentes revelaram, no entanto, que o consumo excessivo de frituras ou alimentos não saudáveis pode comprometer o funcionamento do órgão.

O acúmulo de gordura no fígado pode ser causado por diversos fatores, entres eles está uma dieta rica em gorduras, o uso de medicamentos, a ingestão frequente de bebidas alcoólicas, a diabetes não tratada e o colesterol descontrolado.

A gordura no fígado causa inflamação e prejudica o bom funcionamento do corpo, podendo evoluir para uma esteatose hepática – quando há o distúrbio gera o comprometimento de parte do fígado – ou até um câncer. Com isso, surge a importância de um processo detox para mantê-lo saudável.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo. É ainda importante retirar alimentos industrializados da dieta, como óleos, embutidos e açúcar refinado.

Confira algumas opções de bebidas que podem ajudar a limpar o fígado:

  • Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre

Esses ingredientes são diuréticos e auxiliam na hidratação e eliminação de toxinas. Além disso, são ricos em antioxidantes e em vitaminas importantes para o corpo. O ideal é que você o tome toda manhã ainda em jejum para fazer uma limpeza no fígado.

  • Chá de Gengibre

O chá de gengibre é um estimulante digestivo e desintoxicante. Ele estimula a produção de bile, auxiliando na digestão de gorduras e toxinas.

  • Chá de boldo

O boldo é uma planta medicinal conhecida por suas propriedades hepatoprotetoras e digestivas. Suas folhas contêm compostos ativos, como boldina e cineol, que têm sido associados a benefícios para a saúde do fígado. A capacidade do boldo de estimular a bile e promover a digestão contribui indiretamente para a desintoxicação.

A bile transporta resíduos e toxinas do fígado para o intestino, onde são excretados. Além disso, o boldo possui propriedades antioxidantes. Isso significa que ela pode neutralizar radicais livres, reduzindo o estresse oxidativo no fígado e protegendo suas células do dano.

  • Chá de dente-de-leão

O dente-de-leão é uma planta indicada como depurativa e desintoxicante do fígado. Suas propriedades diuréticas podem aumentar o fluxo de urina, ajudando o fígado a eliminar toxinas e resíduos do corpo de maneira mais eficaz. que ajudam a limpar o órgão e a reduzir a inflamação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES