4 órgãos do corpo humano que podemos doar ainda em vida

Poder doar alguns órgãos ainda em vida é muito importante para salvar vidas

Órgãos como os rins podem ser doados ainda em vida | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ultimamente a doação de órgãos tem sido assunto nas mais diferentes rodas de conversas e nas redes sociais. E o que a maioria acredita é que só é possível doar quando o doador tem morte encefálica, mas não é bem assim. A verdade é que alguns órgãos podem ser doados enquanto a pessoa ainda está viva e isso é importante que se saiba, pois expande as possibilidades de salvar vidas.

Muitas pessoas não sabem, mas órgãos como rins, fígado, pulmão e medula óssea, cada um com particularidades que viabilizam a doação, podem ser doados ainda em vida. Esse tipo de atitude é fundamental para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de muitos pacientes que precisam de um órgão saudável.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. A rede pública de saúde fornece aos pacientes assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

Doação

No caso dos rins, nós possuímos dois órgãos e a doação se dá com a entrega completa de um deles, já que não é viável a doação de apenas uma porção do órgão. Já o fígado, por sua vez, pode ser doado apenas um pedaço e um doador pode se desfazer de até metade do órgão, já que ele possui uma grande capacidade de regeneração. 

O pulmão também oferece a possibilidade de ser doado em partes. Isso geralmente envolvendo o lobo inferior do órgão. Embora, diferente do fígado, o pulmão não possua a habilidade de se regenera, a doação de uma porção não representa ameaça à vida do doador. O ato, portanto, pode ser praticado sem prejuízos.

A quarta possibilidade de doação ainda em vida é a medula óssea, que costuma ser indicada para pacientes que apresentam leucemia. Esse tipo de doação costuma ser bastante tranquila e o doador pode retornar à sua rotina normal em aproximadamente uma semana, já que a recuperação da medula leva cerca de 15 dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES