4 sinais de que você não está bebendo água em quantidade suficiente

A água desempenha múltiplos funções, como a hidratação, o transporte de nutrientes para as células e a eliminação de toxinas através do suor e da urina

A ingestão de água na quantidade adequada é importante para manter o corpo hidratado | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vital para a manutenção da saúde e o funcionamento eficaz do organismo humano, a água desempenha múltiplos papéis, incluindo a hidratação, o transporte de nutrientes para as células e a eliminação de toxinas através do suor e da urina. Quando não ingerimos água suficiente, o corpo emite sinais de alerta indicando a necessidade de reidratação. 

Estes sinais, alertam especialistas, podem variar de sutis a evidentes, exigindo atenção imediata e ação. A desidratação, consequência direta e óbvia da ingestão insuficiente de água, ocorre quando o corpo perde mais líquido do que consome, resultando em desequilíbrio eletrolítico e comprometimento das funções corporais.

Cansaço. A falta de hidratação adequada pode impactar significativamente o desempenho físico, especialmente durante exercícios ou atividades físicas. A desidratação causa uma redução no volume sanguíneo, prejudicando a capacidade do corpo de transportar oxigênio e nutrientes de maneira eficiente para os músculos. Isso pode resultar em diminuição da resistência, força e desempenho físico geral. Além disso, a desidratação aumenta o risco de cãibras musculares, exaustão devido ao calor e insolação durante o esforço físico.

Foco reduzido e maior confusão. Até mesmo uma desidratação leve pode afetar a função cognitiva e o humor de uma pessoa. Estudos científicos demonstraram que a desidratação pode resultar em redução da concentração, dificuldades de memória de curto prazo e aumento da sensação de ansiedade e fadiga. Isso acontece devido à diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, comprometendo sua capacidade de funcionar de forma ótima.

Problemas na digestão. A água é essencial para a saúde gastrointestinal. A falta de hidratação adequada pode levar a problemas digestivos como constipação e indigestão, causando fezes ressecadas e dificuldade na eliminação de resíduos. A desidratação crônica também pode contribuir para problemas mais graves, como gastrite e úlceras.

Disfunção renal. Os rins desempenham um papel vital na filtragem de resíduos do sangue e na regulação do equilíbrio de fluidos no corpo. Quando a ingestão de água é insuficiente, os rins não conseguem operar de forma eficaz, resultando na redução da produção de urina e em uma maior concentração de resíduos na mesma. Ao longo do tempo, a desidratação crônica pode aumentar o risco de desenvolvimento de cálculos renais, infecções do trato urinário e danos aos rins.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES