4 sinais silenciosos que pode apontar um ataque cardíaco a qualquer momento

Estima-se que ocorram de 300 mil a 400 mil casos de infarto por ano, aponta o Ministério da Saúde

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre homens e mulheres no Brasil | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) mostra que, entre 2008 e 2022, o número de internações por infarto aumentou no Brasil. Entre os homens, a média mensal passou de 5.282 para 13.645, alta de 158%. Entre as mulheres, a média foi de 1.930 para 4.973, aumento de 157%.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre homens e mulheres no Brasil. Entre 2017 a 2021, 7.368.654 pessoas morreram por esse motivo no país. De acordo com o INC, as principais formas de prevenção são a prática de exercícios físicos e a alimentação balanceada.

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que ocorram de 300 mil a 400 mil casos de infarto por ano. Apesar dos conhecidos sintomas associados à doença, como desconforto no peito, formigamento no braço ou falta de ar, a dor de um ataque cardíaco pode ser muito menos evidente. Quando não há um sinal claro, isso é chamado de ataque cardíaco silencioso.

Ataque cardíaco silencioso

O ataque cardíaco silencioso se dá quando o coração precisa de sangue rico em oxigênio para funcionar. Isso porque as placas, quando acumuladas nas artérias que transportam sangue para o coração, podem comprometer o fluxo sanguíneo. Quanto mais tempo sem o fluxo sanguíneo, mais danos ocorrerão ao coração. E por conta do caráter silencioso, a condição causa danos significativos. Não por acaso, quando não tratado, o ataque cardíaco silencioso pode ser mortal.

Quais são os possíveis sinais?

  • 1.  Dificuldade para respirar e tontura

Sensação de fadiga e falta de ar depois de subir as escadas ou até mesmo arrumar a cama pode ser um sinal de que o coração não está conseguindo bombear sangue para o resto do corpo. A falta de ar pode ocorrer com ou sem dor no peito e é um sinal comum de um ataque cardíaco silencioso. Também pode ocorrer tontura e desmaio.

  • 2. Leve dor no peito, pressão ou desconforto

Às vezes, a dor de um ataque cardíaco é repentina e intensa, o que os torna fáceis de reconhecer e obter ajuda. Mas, e quando não é? A maioria dos ataques cardíacos, na verdade, envolve apenas uma leve dor ou desconforto no centro do peito. A pessoa também pode sentir pressão ou aperto. Esses sintomas geralmente começam lentamente e podem desaparecer e voltar. Isso pode ser complicado porque esses sintomas podem estar relacionados a algo menos grave, como azia.

  • 3. Desconforto em outras áreas do corpo

Um ataque cardíaco não afeta apenas o coração. Também é possível sentir os efeitos em todo o corpo. Mas isso pode tornar a identificação de um ataque cardíaco confusa. Dor e desconforto podem aparecer, por exemplo, nos braços (um ou ambos), pescoço, mandíbula, boca do estômago e nas costas.

  • 4. Náuseas e suores frios

Acordar suando frio, sentir náuseas e vômitos podem ser sintomas de inúmeras condições de saúde, mas também podem ser sinais de um ataque cardíaco silencioso.

É possível prevenir um infarto silencioso?

A prevenção do infarto silencioso é a mesma da tradicional. É importante realizar sempre os exames de rotina, manter todos os fatores de risco para infarto bem controlados, como a pressão arterial, a glicemia, os níveis de colesterol e triglicérides. Além de evitar o tabagismo, fazer exercício físico regular, evitar o estresse, dormir bem e se alimentar adequadamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES