5 alimentos que ajudam a desinflamar o corpo

A inflamação crônica prejudica a qualidade de vida, manifestando-se através de alguns problemas como irregularidades intestinais, oscilações de energia, dentre outros

Uma dieta anti-inflamatória prioriza alimentos ricos em nutrientes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma dieta anti-inflamatória visa combater a inflamação crônica no corpo. A nutróloga Marianna Magri, explica que a inflamação crônica prejudica a qualidade de vida, manifestando-se através de irregularidades intestinais, oscilações de energia, excesso de oleosidade na pele (causando espinhas) e até mesmo olheiras.

"A dieta anti-inflamatória não é um regime específico, mas um estilo de alimentação. Em sua essência, […] tem como foco um cardápio rico em gorduras saudáveis (azeite, nozes, amêndoas, abacate, peixes), alimentos ricos em nutrientes (frutas, verduras e legumes), carboidratos com carga glicêmica baixa, como tubérculos, e alimentos que vêm da terra, como mandioca, batata-doce, abóbora cabotiá, ervas frescas e especiarias", destaca Magri.

Frutas vermelhas. Mirtilos, morangos, framboesas e amoras são exemplos de frutas vermelhas que oferecem uma variedade de micronutrientes importantes, incluindo fibras e antioxidantes, que ajudam a combater inflamações. "Elas não apenas reduzem a inflamação existente, mas também preparam as células para responder melhor a qualquer inflamação futura", esclarece Marianna Magri.

Ômega 3. Salmão e outros peixes gordurosos são fontes importantes de ácidos graxos ômega 3, como DHA e EPA, conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias. Esses ácidos graxos desempenham um papel fundamental na prevenção e tratamento de uma ampla gama de condições, incluindo doenças cardíacas, diabetes, Alzheimer, transtorno bipolar, esquizofrenia, fibrose cística e doenças autoimunes como lúpus, artrite reumatoide, colite ulcerativa, psoríase e esclerose múltipla.

Cúrcuma. Conhecida também como açafrão-da-terra, é uma especiaria amarelo-laranja saborosa. Seu componente mais importante é a curcumina, que possui uma variedade de propriedades terapêuticas, incluindo ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, hepatoprotetora, imunoestimulante, antisséptica e analgésica. 

Folhas verdes. Espinafre, couve, acelga e rúcula são ricos em antioxidantes, vitaminas e nutrientes como ácido fólico, fibra, vitaminas A, C, E e K. Aumentar o consumo de frutas e vegetais tem sido amplamente recomendado como parte essencial de uma dieta saudável para reduzir o risco de doenças crônicas.

Tomates. Os tomates são fontes de licopeno, o pigmento responsável pela cor vermelha e rosada de frutos como tomate, melancia e morango. O licopeno é um nutriente com propriedades antioxidantes associadas a diversos benefícios para a saúde, desde a saúde cardíaca até a proteção contra queimaduras solares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES