5 alimentos que reduzem risco de câncer, segundo especialistas

Adotar uma dieta equilibrada tendo como base esses 5 alimentos pode trazer muitos benefícios

O tomate é um dos alimentos que não pode faltar em uma dieta nutritiva | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A abundância de carne vermelha, açúcar e alimentos processados já foi identificada por médicos e cientistas como um possível gatilho para o câncer. No entanto, Johanna Lampe, pesquisadora do Fred Hutchinson Cancer Center em Seattle (EUA), aponta que determinar com precisão quais alimentos podem reduzir os riscos de tumores é uma tarefa desafiadora.

Nigel Brockton, vice-presidente de pesquisa no American Institute for Cancer Research em Washington, destaca que não há um alimento isolado que seja capaz de prevenir o câncer, mas adotar uma dieta equilibrada traz benefícios significativos. Para ajuda nisso, listamos alguns itens que não podem faltar na dieta.

Vegetais crucíferos. Os vegetais crucíferos, como brócolis, couve de Bruxelas e repolho, são fontes de várias vitaminas, minerais e compostos vegetais que ajudam as células a se repararem. Eles são essenciais na prevenção do câncer. “Os brotos de brócolis, por exemplo, são ricos em isotiocianato sulforafano, que impulsiona as defesas naturais do corpo contra danos diários nas células. O composto tem sido associado à proteção contra vários tipos de câncer, inclusive de próstata, mama, bexiga e colorretal”, diz Lampe.

Tomate. Estudos sugerem que o licopeno presente nos tomates pode reduzir o risco de câncer de próstata, pulmão, mama e colorretal. “Processar os tomates, cortá-los ou cozinhá-los, ajuda na absorção do licopeno, que fica mais fácil do que quando os comemos crus. Comer os tomates cozidos, como em um molho ou com uma gordura saudável como azeite de oliva, pode aumentar os benefícios à saúde que obtemos”, sugere a pesquisadora Nancy Moran, da Baylor College of Medicine.

Grãos integrais. O consumo de grãos integrais, que são ricos em fibras e outros nutrientes, está associado a uma redução do risco de câncer. Segundo o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer, ingerir pelo menos três porções de grãos integrais por dia pode diminuir o risco de câncer de cólon ou reto.

Frutas vermelhas. Morangos e mirtilos, entre outras frutas vermelhas, são fontes de antioxidantes que protegem as células contra o estresse e danos no DNA, contribuindo para a redução do risco de câncer. “Para obter os maiores benefícios anti-inflamatórios, o objetivo é consumir cerca de meia a uma xícara de frutas vermelhas frescas ou congeladas (idealmente orgânicas) por dia”, sugere a professora de nutrição clínica na Universidade do Maine (EUA), Dorothy Klimis-Zacas.

Uvas vermelhas. O resveratrol encontrado na casca das uvas vermelhas tem demonstrado potencial na prevenção do câncer de mama, fígado, estômago e sistema linfático. “Não significa que tomar uma taça de vinho tinto reduzirá o risco de câncer, porque você não consegue separar o resveratrol do álcool. O aumento do risco de câncer associado ao álcool supera quaisquer possíveis benefícios do resveratrol”, alerta Julie Sharp, chefe de Informações de Saúde do instituto britânico Cancer Research UK.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES