5 comidas simples para proteger os seus neurônios

Vamos listar alguns alimentos que ajudam a promover a boa saúde dos seus neurônios - e, de quebra, do seu cérebro.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nós já sabemos que a alimentação mexe com todos os aspectos da nossa saúde. Não seria diferente com o cérebro, certo? Na verdade, estamos falando especificamente dos neurônios, que também podem se beneficiar de uma alimentação equilibrada. 

"É através da alimentação que temos o desenvolvimento e nutrição dos neurônios e das células da glia – que são células de apoio e sustentação aos neurônios", explica o Dr. Fernando Gomes, neurocirurgião e neurocientista. "E, também, é com a ingesta de bons alimentos que há uma interferência direta  no funcionamento da microbiota intestinal – e sabemos que é ela que influencia no bom funcionamento do cérebro de modo geral."

Ovos e brócolis auxiliam na proteção dos neurônios (Foto: reprodução)

Dietas como a mediterrânea, por exemplo, que é rica em alimentos integrais (como o arroz e a aveia) e também em frutas, vegetais e sementes, podem provocar mudanças no funcionamento cerebral, segundo o médico, e aumentar a longevidade. 

"Para aumentar o foco, por exemplo, vale fazer uma redução no consumo de carboidratos, e, assim, diminuir a infecção do corpo como um todo, para liberar as substâncias benéficas para o cérebro - como serotonina e endorfina, por exemplo", continua o especialista. 

OS BENEFÍCIOS DE ALIMENTAR OS NEURÔNIOS - LITERALMENTE!

O órgão que mais gasta energia no nosso corpo é o cérebro - e a nossa alimentação tem a capacidade de aumentar ou diminuir a quantidade de neurotransmissores, o que está inteiramente conectado ao nosso comportamento, seja a ansiedade, o estresse, a alegria ou a concentração. 

"Você sabia que após uma refeição, imediatamente o intestino produz uma substância que avisa o cérebro que recebeu mais calorias?", questiona a farmacêutica Michelly Reis, da Phytocare Farmácia de Manipulação. "Por isso, a alimentação balanceada, nos horários corretos, faz com que as informações entre o intestino e o cérebro sejam altamente eficazes, e os nutrientes são absorvidos corretamente, gerando mais energia e nutrição correta as células."

Isso significa que, a longo prazo, o principal benefício de alimentar os seus neurônios corretamente é uma saúde estável, com menos chances de adquirir patologias, além de menos estresse, depressão e dores de cabeça. 

"Além da alimentação, sempre incluir os exercícios físicos, que melhoram muito também a parte neurológica, a prática da meditação e, caso você sinta que mesmo com a alimentação o organismo não responde, procurar um profissional de saúde para recomendações de suplementação para ajudar os níveis de vitamina e minerais", continua. 

5 COMIDAS PARA PROTEGER OS SEUS NEURÔNIOS

Ok, se a curiosidade bateu por aí, calma! Abaixo, vamos listar alguns alimentos que ajudam a promover a boa saúde dos seus neurônios - e, de quebra, do seu cérebro. 

Peixes de água fria

O ômega 3 é um tipo de gordura que faz parte da membrana celular do neurônio - ou seja, essa substância "recobre" os neurônios, ajudando a mantê-los intactos por mais tempo. Para os veganos e vegetarianos, fica a dica: o óleo de linhaça é uma ótima fonte vegetal de ômega 3. 

Ovos

A vitamina B12, presente nos ovos, é importantíssima para o bom funcionamento dos neurônios - tanto que muitos dos sintomas da deficiência dessa vitamina têm relação com o sistema neurológico, como falta de foco, concentração e até desmotivação. 

Cacau ou chocolate amargo

Ricos em flavonoides e antioxidantes, ajuda na melhora da cognição, reduz os sinais e sintomas de depressão e aumenta a produção de serotonina. 

Mirtilo

É considerado um dos alimentos mais poderosos para a saúde cerebral, porque são ricos em antioxidantes que melhoram a função cerebral, prevenindo o envelhecimento precoce. 

Brócolis

Rico em ácido fólico, o brócolis, assim como outros vegetais verde-escuros, melhora o DNA das células cerebrais e beneficia muito a memória.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES