5 hábitos que podem detonar a saúde do seu fígado

Muitas pessoas desconhecem os elementos que podem prejudicar a saúde hepática, mas isso não deveria acontecer

O consumo de álcool em excesso é um dos hábitos que prejudica o fígado | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitas pessoas desconhecem os elementos que podem prejudicar a saúde hepática. Hábitos aparentemente inofensivos podem, na verdade, ser prejudiciais ao fígado. Este órgão executa mais de 500 funções vitais, incluindo a digestão, metabolismo, desintoxicação e armazenamento de nutrientes.

Consequências. Quando o fígado não está saudável, o corpo falha em seu funcionamento, aumentando o risco de doenças graves, como hepatites A, B e C, esteatose hepática, hepatopatia alcoólica, câncer hepático e cirrose. Diante disso, alguns hábitos precisam ser evitados para garantir o pleno funcionamento desse órgão.

Consumo de álcool. O consumo excessivo de álcool está diretamente ligado a problemas hepáticos e esse é um dos hábitos prejudiciais mais conhecidos entre as pessoas. O álcool pode desencadear inflamação, necrose celular (comumente conhecida como cirrose) e esteatose hepática quando consumido em excesso.

Dieta rica em gordura ou em açúcar. Evite o consumo excessivo de gorduras saturadas e doces para não sobrecarregar o fígado. Quanto mais alimentos ricos em gordura, como carne vermelha, produtos embutidos, frituras e alimentos industrializados em geral, forem consumidos, maior será a carga sobre o fígado, exigindo que ele trabalhe mais intensamente.

Fazer uso de suplementos. O uso de suplementos dietéticos ou nutricionais pode aumentar a produção de certas enzimas no fígado, semelhante aos medicamentos, e representar um perigo, como alertado por uma pesquisa realizada por diversas instituições na Espanha e na América Latina. Mesmo suplementos à base de ervas naturais podem causar lesões no órgão devido à toxicidade. Por isso, é crucial obter a autorização de um médico antes de iniciar o uso de qualquer suplemento.

Medicamentos para emagrecer. O uso de medicamentos para emagrecer deve ser supervisionado por um médico. Vários casos de hepatite fulminante em mulheres foram divulgados recentemente devido ao uso desses remédios sem prescrição médica.

Levar um estilo de vida sedentário. O estilo de vida sedentário também contribui para doenças hepáticas, como esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado), especialmente quando combinado com uma má alimentação. O aumento contínuo e prolongado da gordura pode desencadear inflamação, resultando em condições graves como hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES