6 alimentos e bebidas que anulam o efeito de medicamentos

Antes de tomar um medicamento pela primeira vez, converse com seu médico ou farmacêutico para ver se há algo que você deve evitar

Certos alimentos podem dificultar o processamento de diversos antibióticos | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você deve saber que alguns medicamentos não funcionam bem juntos. Mas o que você come e bebe também pode afetar algumas drogas. Antes de tomar um medicamento pela primeira vez, converse com seu médico ou farmacêutico para ver se há algo que você deve evitar. Um artigo da revista científica “Oman Medical Journal" refere que misturar determinadas bebidas e alimentos com fármacos pode "aumentar, diminuir ou ainda produzir novos efeitos". Para evitar misturas indevidas, reunimos seis alimentos e bebidas que não devem ser consumidos durante o período de medicação.

1- Café e outras bebidas com cafeína;

Pode enfraquecer medicamentos antipsicóticos como lítio e clozapina, mas aumentar os efeitos – e os colaterais – de outros. Esses incluem aspirina, epinefrina (usada para tratar reações alérgicas graves) e albuterol (tomado por inalador para problemas respiratórios). Café também pode tornar mais difícil para o seu corpo absorver e usar ferro.

2- Couve;

Se você tomar a droga varfarina – usada para tratar e prevenir coágulos sanguíneos – esteja ciente de quanta vitamina K você ingere. Ela pode comprometer a coagulação sanguínea e colocá-la em maior risco de um coágulo perigoso. Brócolis, couve-de-bruxelas, couve, salsa e espinafre são alguns dos alimentos mais comuns ricos em vitamina K. Tente controlar a quantidade desses alimentos todos os dias para que o nível de varfarina no sangue permaneça o mesmo.

3- Chocolate;

A versão amarga, em particular, pode enfraquecer os efeitos de drogas destinadas a acalmá-lo ou fazer você dormir, como o tartarato de zolpidem. Também pode aumentar o poder de algumas drogas estimulantes, como o metilfenidato. E se você tomar um inibidor da MAO (enzima monoamina oxidase), usado para tratar a depressão, pode tornar sua pressão arterial perigosamente alta.

4- Leite;

Esse laticínio pode dificultar o processamento de certos antibióticos. Minerais no leite, como cálcio e magnésio são parte do motivo, juntamente com a proteína caseína. Se você estiver tomando antibióticos, certifique-se de descobrir quais alimentos ou bebidas você deve ficar longe.

5- Sumos;

Exemplo: Toranja

Essa fruta cítrica muda a maneira como certas células do intestino absorvem e movem a medicação pelo corpo – ela pode afetar mais de 50 drogas. Pode tornar algumas, como a fexofenadina, para alergias, menos eficazes e tornar outras muito fortes, incluindo aquelas que reduzem o colesterol, como a atorvastatina.

6- Bebidas alcoólicas;

Essa é a mistura mais conhecida e mais criticada pelos médicos, e que torna certos medicamentos menos eficazes ou mesmo inúteis, incluindo alguns para pressão arterial e para o coração. O álcool também pode tornar os outros mais fortes do que deveriam ou causar efeitos colaterais perigosos.

Use conforme a prescrição

Cerca de apenas 50% da medicação é tomada conforme prescrito pelo médico. As pessoas geralmente tomam menos do que precisam, tomam em momentos aleatórios ou deixam grandes intervalos entre as doses – tudo isso pode enfraquecer os efeitos. Certifique-se de entender o seu plano de tratamento e siga as instruções do seu médico ao pé da letra. E sempre leia a bula do medicamento, pois nela há várias informações importantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES