7 alimentos que reduzem de verdade o colesterol ruim, segundo especialista

O colesterol desempenha um papel essencial no funcionamento do corpo e precisa estar em níveis normais

Alguns alimentos ajudam a estabilizar o colesterol | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Manter a saúde do corpo é fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida. No entanto, adotar uma alimentação inadequada é um dos principais obstáculos para alcançar esse objetivo, uma vez que pode acarretar diversas consequências negativas para o organismo, como o aumento do colesterol ruim.

O que é o colesterol? O colesterol desempenha um papel essencial no funcionamento do corpo. No entanto, é importante ressaltar que o ele circula no sangue ligado a duas proteínas: o HDL, conhecido como colesterol bom, e o LDL, denominado colesterol ruim. Enquanto o excesso de LDL está associado a doenças cardíacas, o HDL atua na proteção do corpo contra essas enfermidades.

Estilo de vida saudável. Márcia Xavier Santos, nutricionista e docente do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, afirma que uma alimentação saudável é uma das formas mais eficazes de reduzir o colesterol LDL. De acordo com a especialista, por meio de pequenas alterações no dia a dia, é possível observar uma diminuição nas taxas desse tipo de colesterol.

“O estilo de vida saudável também vem se mostrando um ótimo aliado no processo de como baixar o colesterol alto. E isso envolve praticar exercícios físicos regularmente, evitar a ingestão de gorduras saturadas e trans e não fumar”, completa.

Mitos sobre o colesterol

Gorduras são ruins? A especialista lembra que muitos mitos giram em torno desse assunto e podem confundir as pessoas. Um deles é quanto ao consumo de gorduras saturadas. Ela esclarece que nem todas as gorduras são ruins. As gorduras insaturadas, presentes em alimentos como abacates, nozes e azeite de oliva, podem de fato ajudar a aumentar o colesterol HDL (bom) e reduzir o colesterol LDL (ruim). É crucial optar por fontes saudáveis de gordura em vez de eliminar completamente todas as gorduras da dieta.

Proteína animal e colesterol. Enquanto algumas carnes vermelhas e processadas podem ser fontes ricas em gorduras saturadas, outras opções de proteína animal magra, como peixes e aves sem pele, podem ser incorporadas a uma dieta benéfica para a saúde cardiovascular. É essencial optar por cortes magros e métodos de preparo saudáveis ao incluir essas proteínas na alimentação.

Ovos são prejudiciais? Pesquisas mais recentes indicam que, embora os ovos contenham colesterol dietético, seu impacto nos níveis sanguíneos de colesterol é menor do que se acreditava anteriormente. Para a maioria das pessoas, o consumo moderado de ovos não tem um efeito significativo no colesterol no sangue. O principal foco deve ser a restrição de alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans.

A nutricionista listou os principais alimentos que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol no corpo. Confira: 

•Aveia e outros grãos integrais 

• Frutas como maçãs, morangos, peras e cítricos 

• Vegetais como brócolis e cenoura 

• Leguminosas como feijão e lentilhas 

• Nozes e sementes, especialmente amêndoas, nozes e sementes de chia

• Peixes ricos em ômega-3, como salmão e sardinha 

• Azeite de oliva extravirgem



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES