A cerveja tem esse poder benéfico contra o Alzheimer e você não sabia

Estudo identificou extrato presente em uma variedade de cervejas que pode prevenir a doença de Alzheimer

Cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência no Brasil | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já alertou para tendência de um aumento preocupante de casos da doença de Alzheimer, principalmente com o envelhecimento da população. Estimativas da Alzheimer's Disease International, sediada no Reino Unido, mostram que os números globais poderão chegar a 74,7 milhões, em 2030, e 131,5 milhões, em 2050.

Com números tão alarmantes, a indústria farmacêutica tem dedicado significativos investimentos no desenvolvimento de diversos medicamentos para combater o Alzheimer. E surpreendentemente, a ajuda no combate a essa condição pode vir de onde menos esperamos: a cerveja. De acordo com um estudo, essa bebida pode desempenhar um papel fundamental na prevenção dessa doença.

Os cientistas da Universidade de Milano-Bicocca, na Itália, descobriram que os extratos das flores de lúpulo, um composto presente na cerveja, podem contribuir para a proteção da função cognitiva, retardando assim o surgimento de distúrbios cerebrais. No Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.

A flor de lúpulo desempenha tradicionalmente o papel de agente estabilizador em diversas variedades de cerveja. Para realizar esta pesquisa, foi investigado quatro tipos comuns de extratos de flores de lúpulo para avaliar seu potencial na prevenção da aglomeração de proteínas cerebrais associadas à doença de Alzheimer.

A diversidade de lúpulo analisada inclui Cascade, Saaz, Tettnang e Summit, que foram expostas a proteínas amiloides e células nervosas humanas. Os resultados indicaram que esses extratos foram capazes de impedir a formação de aglomerados de proteínas beta amiloides ao redor das células. Além disso, o lúpulo apresenta propriedades antioxidantes que se presume protegerem as células do corpo.

Mais benefícios

Esses extratos das flores de lúpulo também desencadearam um processo de renovação conhecido como vias autofágicas, no qual o corpo decompõe e reutiliza partes de células antigas para otimizar a eficiência. Esse composto está presente em todas as produções de cerveja, embora em quantidades variáveis. Adicionalmente, pode ser encontrado em chás de ervas e refrigerantes.

O que é a doença de Alzheimer?

Trata-se de um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal caracterizado pela deterioração cognitiva e da memória, impactando as habilidades de pensamento e a capacidade de realizar tarefas cotidianas.

Quais os sintomas?

Os sintomas iniciam-se com a perda de memória recente, tornando-se mais graves à medida que a doença progride, incluindo a perda de memória remota, irritabilidade, dificuldades na linguagem e prejuízo na capacidade de orientação no espaço e no tempo.

Embora não haja uma cura definitiva, é crucial que os pacientes recebam acompanhamento contínuo. No Brasil, os centros de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecem um tratamento abrangente e gratuito, incluindo uma abordagem multidisciplinar, além de medicamentos que auxiliam na desaceleração da progressão dos sintomas do Alzheimer.

Principais causas da doença

Quanto às causas da doença de Alzheimer, a Alzheimer’s Association destaca a complexidade do seu desenvolvimento, resultante de diversos fatores, como genética, estilo de vida e ambiente. Entretanto, neste estudo específico, os pesquisadores atribuíram a origem da doença às proteínas beta amiloides. Essas proteínas, que ocorrem naturalmente, tendem a se agrupar formando placas que se acumulam entre os neurônios, interferindo na função celular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES