A deficiência dessa vitamina pode deixar sequela irreversível no pé

A deficiência da vitamina pode causar os mais variados sintomas e alguns deles irreversíveis

A ausência desse nutriente pode causar sintomas neurológicos, afetando o cérebro, bem como os nervos encontrados em todo o corpo humano | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabe a importância que a vitamina B12 tem para o organismo humano? Esse nutriente desempenha muitas funções importantes no corpo, como a produção de glóbulos vermelhos e a manutenção do funcionamento normal do sistema nervoso. A deficiência do mesmo pode causar os mais variados sintomas. A seguir você conhece os principais:

A ausência desse nutriente pode causar sintomas neurológicos, afetando o cérebro, bem como os nervos encontrados em todo o corpo humano. De acordo com a Oregon State University, os sintomas neurológicos da deficiência de vitamina B12 incluem dormência e formigamento nas mãos e, mais comumente, nos pés.

Outros sintomas incluem:

  • Dificuldade para caminhar
  • Perda de memória
  • Desorientação
  • Demência com ou sem alterações de humor.

As complicações neurológicas são geralmente graduais e essas consequências podem não ser revertidas com o tratamento da deficiência de vitamina B12, especialmente se estiverem presentes há muito tempo. Segundo a instituição, os sintomas neurológicos, como formigamento nos pés, costumam ser o único sintoma clínico da deficiência de vitamina em cerca de 25% dos casos.

Outros sinais para que você leve em conta

  • Um tom amarelo pálido na pele
  • Língua dolorida e vermelha (glossite)
  • Úlceras na boca
  • Alterações na visão

Como diagnosticar deficiência de vitamina b12?

A ausência do nutriente é identificada através de exames de sangue que avaliam os níveis de vitamina B12, ácido metilmalônico (MMA) e homocisteína. Um exame físico e a análise da história clínica do paciente são importantes para identificar sinais e sintomas relacionados à deficiência.

Caso haja suspeita de danos neurológicos, testes adicionais e avaliações neurológicas podem ser realizados. O tratamento geralmente envolve suplementação de vitamina B12, administrada oralmente ou por injeções, dependendo da gravidade da deficiência. O acompanhamento médico regular é fundamental para monitorar a resposta ao tratamento.

O que causa essa deficiência?

Essa condição pode ser causada por dietas carentes em alimentos ricos nessa vitamina, especialmente em vegetarianos e veganos. Outras causas incluem condições que afetam a absorção no trato gastrointestinal (como doença de Crohn, síndrome do intestino irritável), atrofia gástrica, uso prolongado de certos medicamentos (como inibidores da bomba de prótons), anemia perniciosa (uma condição autoimune), idade avançada, consumo excessivo de álcool, doenças autoimunes e infecções parasitárias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES