A deficiência desta vitamina pode causar o mesmo câncer de Preta Gil

Alimentação carente em determinados nutrientes pode resultar em desequilíbrios em nosso organismo

O câncer de intestino já acometeu Preta Gil e outros diversos famosos; ausência de vitamina pode ser causador | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que a deficiência de vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, pode ter consequências notáveis, incluindo um potencial aumento no risco do desenvolvimento do câncer de intestino? Esse foi o tumor que acometeu Preta Gil e outros diversos famosos como Reynaldo Gianecchini, Ana Furtado e uma mais recente, a cantora Simony.

Diversas pesquisas destacam que uma alimentação carente em determinados nutrientes pode resultar em desequilíbrios em nosso organismo. Essa descoberta partiu de uma pesquisa veiculada pelo Annals Of Oncology, em 2011, que mostrou que a deficiência de ácido fólico poderia impulsionar o risco de desenvolver variados tipos de câncer, sobretudo o câncer de intestino. 

Para chegar a essa conclusão, o estudo englobou mais de 5 mil participantes, diversificando entre indivíduos acometidos por câncer e pessoas com menos de oito anos. Os responsáveis pelo estudo frisaram que essas descobertas não apenas corroboram com estudos anteriores sobre a associação entre alto consumo de folato e a diminuição do risco para câncer colorretal e esofágico, mas também evidenciaram um menor risco para diversos outros tipos de câncer

Como é o câncer de intestino?

Esse tumor, também conhecido como câncer colorretal, é uma enfermidade que se inicia no intestino grosso englobando o cólon e o reto. Ao redor do mundo, figura como a terceira neoplasia mais diagnosticada. Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica o surgimento de 44 mil novos casos por ano de câncer de intestino no Brasil, com 70% concentrados nas regiões Sudeste e Sul.

Quais os fatores de risco?

O risco está atrelado a vários fatores, incluindo idade, genética e estilo de vida. Já se sabe que alimentos ultraprocessados e carne vermelha em excesso aumentam as chances da doença se desenvolver. A recomendação do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é limitar o consumo de carne vermelha a no máximo 500 gramas de carne cozida por semana. Outros fatores de risco incluem obesidade, sedentarismo, alcoolismo e tabagismo.

Como é feito o tratamento para câncer de intestino?

Os estágios iniciais da doença (estágios I a III) se referem a câncer de intestino localizado e geralmente tratado com cirurgia, com ou sem quimioterapia. O câncer em estágio IV é o chamado câncer de intestino avançado. O tratamento envolve quimioterapia e terapia direcionada.

Tem cura?

Graças ao diagnóstico precoce, o câncer de intestino tem excelentes chances de cura. Quando o tumor é identificado em suas fases iniciais, o sucesso do tratamento aumenta consideravelmente, com índices de cura superiores a 90%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES