A deficiência deste mineral pode ser a causa de câimbras e insônias

Nosso organismo pode enfrentar a deficiência dessa substância de diversas maneiras, que resultam em insônia, estresse e câimbras musculares

O mineral é muitas vezes referido como um mineral anti-estresse, pois reduz a liberação de hormônios estressantes | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Existem diversos problemas que podem afligir o nosso sono diário, dentre eles insônia, estresse ou cãibras musculares recorrentes, que acabam tirando a noite de sono reparadora de qualquer um. Por isso, diversas pessoas recorrem a remédios convencionais para dormir e experimentam alívio a curto prazo, o que não pode ser eficaz após um período. 

Essas drogas têm um elevado potencial de dependência e mesmo que combata os sintomas, não combate as causas da inquietação. A forma correta de se agir neste momento é procurar um profissional e investigar o que está por trás das noites mal dormidas. Isto pode ser devido, por exemplo, a uma deficiência de magnésio.

Como o magnésio entra nessa história?

O magnésio está envolvido em numerosos processos essenciais do corpo: onde é necessária energia, é necessário magnésio, razão pela qual a substância desempenha um papel fundamental no funcionamento do sistema muscular ou do sistema nervoso. Além disso, o magnésio é um componente importante do sistema esquelético, pois contribui para a estabilidade dos ossos e dentes. 

Com o aumento do desempenho e em certas situações da vida, a nossa necessidade de magnésio aumenta. Portanto, alguns grupos de pessoas devem prestar especial atenção à ingestão regular. Estes incluem, por exemplo, atletas, mas também mulheres grávidas, mulheres que amamentam ou pessoas com certas condições, como diabetes ou enxaquecas.

Anti-estresse

O magnésio é muitas vezes referido, com razão, como um mineral anti-estresse, pois reduz a liberação de hormônios estressantes. Quando há situação estressante, o nível de magnésio no sangue aumenta por um curto período de tempo. O magnésio libertado é então excretado na urina, razão pela qual a necessidade de reposição fica elevada. Se houver deficiência de magnésio, surge um círculo vicioso: há um aumento na liberação de hormônios do estresse, os afetados ficam irritados, mais suscetíveis ao estresse, mais agitados e inquietos.

Como se manifesta uma deficiência de magnésio?

Se houver deficiência de magnésio, isso às vezes pode se manifestar em inúmeras queixas diferentes. Os seguintes sintomas podem indicar deficiência do mineral:

  • cãibras na panturrilha ou nos pés
  • insônia
  • aumento da sensibilidade ao estresse
  • nervosismo e inquietação interior
  • tensão nas áreas do pescoço, ombros e costas
  • contração das pálpebras
  • dor de cabeça
  • problemas cardíacos/arritmias
  • contrações prematuras durante a gravidez

Tratamento

Via de regra, obtemos magnésio com a alimentação. Legumes, produtos integrais, mas também vegetais, carne, peixe, sementes, nozes e laticínios contêm uma quantidade maior de magnésio do que muitos outros alimentos. Porém, caso haja deficiência, pode ser necessário tomar magnésio como medicamento. Se os sintomas são realmente devidos a uma deficiência mineral, deve ser esclarecido por um médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES