A sua língua pode revelar diversas doenças pela cor; conheça

Variações na cor da língua geralmente são temporárias e benignas, embora alterações persistentes podem sinalizar problemas

A cor da língua pode sofrer alterações quando há problemas de saúde ou higiene | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é novidade que o corpo envia sinais de alerta quando algo não está correto em nosso organismo. O que muitos não sabem é que a língua pode apresentar sinais de diversas doenças, por meio de sua cor, que pode ser um indicativo da saúde em geral. Embora as variações na cor da língua sejam geralmente temporárias e benignas, certas alterações persistentes podem sinalizar problemas.

Esse órgão muscular é coberto por papilas, papilas gustativas e uma membrana mucosa. Embora seja importante notar que muitos fatores podem influenciar temporariamente a cor da língua, a avaliação de um profissional de saúde é essencial para um diagnóstico preciso. A cor da língua pode sofrer alterações quando há problemas de saúde ou higiene.

A seguir, conheça alguns aspectos importantes a se observar:

  • Saburra branca na língua

Uma saburra branca na língua pode indicar problemas de higiene bucal, como crescimento excessivo de bactérias ou infecções fúngicas, como candidíase oral. Também pode sugerir desidratação ou irritação.

  • Língua com aparência de morango

Uma aparência vermelha ou semelhança com morango pode sinalizar deficiências de vitaminas, especialmente vitaminas B, ou uma condição conhecida como escarlatina, causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, que é mais comum em crianças.

  • Língua preta peluda

Uma língua preta pode ser causada por bactérias, fungos ou acúmulo de células mortas em sua superfície. Isso é conhecido como “língua negra pilosa” e geralmente não é grave, mas pode ser desconfortável. Muitas vezes, pode resultar de má higiene oral, tabagismo, consumo excessivo de café ou chá ou uso de antibióticos.

  • Língua azul ou roxa

Uma descoloração azul ou roxa pode indicar níveis insuficientes de oxigênio no sangue, o que pode estar associado a problemas respiratórios ou cardiovasculares. Em alguns casos, pode ser um sinal de cianose, uma condição em que os níveis de oxigênio no sangue estão baixos.

  • Língua amarelada

A coloração amarela da língua pode ser causada por várias razões, incluindo acúmulo de bactérias, tabagismo, desidratação ou infecções. Uma língua persistentemente amarela pode indicar problemas hepáticos ou biliares.

Qual a aparência de uma língua saudável?

Uma língua saudável varia entre tons de rosa claro a médio, geralmente com uma tonalidade rosa uniforme, sem áreas anormalmente pálidas, vermelhas, brancas, amarelas, azuis ou roxas. A superfície da língua também deve ser relativamente lisa, sem feridas, inchaços ou irregularidades significativas.

É necessário ressaltar que a aparência normal da língua pode variar ligeiramente de pessoa para pessoa, e alguns fatores, como a genética, podem influenciar a cor e a textura da língua. Além disso, a cor da língua pode ser temporariamente afetada por alimentos, bebidas, tabagismo ou certos medicamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES