Adote esses 6 hábitos e evite desenvolver demência no futuro

Brasil poderá ter aumento de 206%, saltando de cerca de 1,8 milhões de casos em 2019 para 5,6 milhões de indivíduos com a condição em 2050

Fatores de risco para demência, como o tabagismo, a obesidade, alto teor de açúcar no sangue e baixa escolaridade também devem impactar o cenário da doença no mundo | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o número de adultos com 40 anos ou mais vivendo com demência em todo o mundo deve quase triplicar até 2050? O número deve crescer de 57 milhões em 2019 para 153 milhões, segundo o estudo Global Burden of Disease, que realizou estimativas para 204 países.

De acordo com o estudo, fatores de risco para demência, como o tabagismo, a obesidade, alto teor de açúcar no sangue e baixa escolaridade também devem impactar o cenário da doença no mundo. Uma série de hábitos saudáveis ao longo da vida podem proteger o cérebro e reduzir as chances de desenvolver a doença.

Hábitos que ajudam na prevenção da demência

O estudo publicado no periódico científico Lancet Public Health, apontou que algumas fases da vida são especialmente essenciais para adotar hábitos que previnem o desenvolvimento de demência, como a infância, a adolescência e a fase adulta. Nessas etapas adotar comportamentos saudáveis é mais crucial. A seguir, entenda quais são esses comportamentos.

  • Estudar e estimular a atividade cognitiva é essencial

A manutenção de atividades cognitivas a partir dos 45 anos e a continuação da educação até o final da adolescência são fundamentais para garantir um melhor funcionamento cerebral na velhice.

  • Controle da pressão arterial

Estudos indicam que a hipertensão está ligada a um maior risco de desenvolvimento de demência na terceira idade. Por isso, é fundamental manter a pressão arterial sob controle.

  •  Prevenir lesões cerebrais

Evitar lesões cerebrais é um dos passos para prevenir a demência. O uso de capacete em determinadas atividades esportivas, por exemplo, é uma medida eficaz de proteção.

  • Cuidados com a audição

Acredita-se que há um aumento no risco de demência para cada 10 decibéis de comprometimento auditivo. Portanto, é essencial proteger a audição, evitando ambientes muito barulhentos e controlando o volume do fone de ouvido.

  •  Evitar o diabetes

Ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios regulares e manter um peso adequado são algumas das principais formas de evitar o diabetes, condição que está entre os fatores de risco para a demência.

  •  Prática de exercícios físicos

Os exercícios físicos são benéficos para a saúde do cérebro. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica por semana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES