Alergia a pets: especialista dá dicas para você lidar com esse problema

O Brasil é o terceiro país do mundo com maior número de animais de estimação, segundo dados do Censo Pet do Instituto Pet Brasil

É possível minimizar os problemas alérgicos para melhorar a convivência com os pets | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil é o terceiro país do mundo com maior número de animais de estimação, segundo dados do Censo Pet do Instituto Pet Brasil (IPB). São 149,6 milhões de companheiros, dos quais 58,1 milhões são cães. No entanto, na contramão disso, o país também possui 30% de sua população com algum tipo de alergia, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

Parte dessas alergias são causadas por pets. Sendo assim, como contornar o problema e ter animais de estimação em casa? “Atualmente, com os cuidados necessários e o uso dos produtos corretos para a prevenção de crises, é possível criar um ambiente saudável para o convívio de pets e seus tutores”, explica a bióloga Julinha Lazaretti.

A especialista afirma que se todos os cuidados forem tomados, é possível a convivência saudável com os bichinhos. Ela ressalta que depois de identificada a alergia, é importante que seja feita a adaptação do espaço de convivência, para que seja garantida a saúde tanto dos turores quanto dos bichinhos. Isso ajuda a reduzir as chances de crises alérgicas.

Como identificar?

Os sintomas alérgicos costumam variar de acordo com cada pessoa, mas costumam ter espirros, tosse, coceira nos olhos, erupções cutâneas e congestão nasal. Os desconfortos podem ficar maiores quando a pessoa entra em contato com alérgenos provenientes de pelos ou saliva de animais.  Para saber se a pessoa é alérgica a animais, o correto é procurar a orientação de um médico alergologista.

Para se chegar ao diagnóstico são realizados testes cutâneos e sanguíneos específicos. “Vale ressaltar que, observar os padrões de sintomas pode fornecer pistas importantes. Por exemplo, a condição pode piorar em ambientes onde há a presença de animais de estimação e melhorar quando a pessoa está distante deles. Manter um diário dos sintomas e atividades diárias pode ajudar no processo de identificação”, explica Julinha.

Qual é o tratamento indicado?

A profissional revela que o mercado de saúde e bem-estar tem buscado alternativas para solucionar esse problema, com alguns produtos que conseguem minimizar e combater esse problema. Além dos produtos, existem outros cuidados, como manter áreas específicas da casa, como quartos ou salas de estar, livres de animais de estimação. Isso oferece zonas de refúgio para pessoas com alergias. Realizar limpezas frequentes, incluindo aspiração de tapetes e móveis, é fundamental para reduzir a presença de pelos de animais no ambiente. Investir em purificadores de ar equipados com filtros HEPA pode auxiliar na remoção de alérgenos do ar, dentre outros cuidados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES