Alerta! Estes 2 itens colocam sua visão em risco durante o calor

Quando em contato com o sol intenso, os olhos também precisam de cuidados especiais

Os olhos também precisam de cuidados no calor | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O calor intenso no período do B-R-O-Bró (acrônimo para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro) é algo que pode surpreender aqueles que não conhecem Teresina. Mas neste ano, até mesmo para os próprios teresinenses, as altas temperaturas e os alertas de baixa umidade relativa do ar têm aumentado a preocupação com a saúde, não apenas do corpo, como um todo, mas principalmente dos olhos.

Essa preocupação não é sem justificativa. Além do óbvio incômodo que o clima mais seco provoca, o aumento exagerado na exposição ao sol é um dos fatores que podem levar a diversas doenças oculares, tais como a catarata, pterígio (alteração na membrana conjuntiva) e até mesmo a DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade). 

Esses e outros fatores podem levar a uma procura por soluções a baixo custo, como o uso de lubrificantes e colírios sem a devida prescrição médica, como aponta a médica oftalmologista Amanda Paz. “Os lubrificantes oculares não são todos iguais, existem diferenças na composição tanto da substância, quanto do conservante do colírio. Além disso, alguns colírios que algumas pessoas julgam ter função de lubrificante, na verdade não são. Por esses motivos, o melhor é sempre utilizar o colírio prescrito pelo oftalmologista”, afirmou a especialista.

Óculos de sol

Outro risco durante essa época é o uso de óculos de sol adquiridos em lojas e no mercado informal, também sem as garantias ou prescrição médica adequada. Muito comuns nas mãos de vendedores ambulantes, esse tipo de óculos pode ser tão, ou até mais perigoso que o não uso de qualquer proteção.

“Os óculos escuros não protegem os olhos somente pela cor da sua lente. Existe um filtro de radiação ultravioleta nas lentes dos óculos, que não conseguimos perceber a existência dele apenas olhando as lentes sem um aparelho específico para isso”, alerta a profissional. “Portanto, um óculos escuro que não tenha proteção UV, na verdade não está protegendo os olhos, muito pelo contrário, pode estar prejudicando-os”, completa a médica.

Cuidados

Amanda Paz também apontou algumas dicas importantes para aqueles que querem manter uma visão saudável durante esse período de intenso calor, e que servem muito bem para o resto do ano: utilizar protetor solar no rosto, com cuidado para não se aproximar demais dos olhos; Manter-se hidratado; evitar longos períodos de exposição às telas; utilizar óculos escuros com garantia de proteção UV; consultar seu oftalmologista regularmente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES