Alerta! Estes 6 sintomas podem indicar infecção rara no coração

Esse problema acontece quando uma bactéria entra na corrente sanguínea, através de infecção em outras partes do corpo

A endocardite é uma condição grave com sintomas variados | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A endocardite, inflamação do endocárdio, camada mais interna do coração, é uma condição grave, com sintomas variados, que muitas vezes podem ser confundidos com outras doenças. Esse problema acontece quando uma bactéria entra na corrente sanguínea, através de infecção em outras partes do corpo e acaba chegando ao coração.

Existem seis sintomas da endocardite, segundo a rede de saúde CUF, e eles podem aparecer aos poucos ou todo de uma vez e é importante ficar atento a cada um deles, para que se possa buscar tratamento antes de o problema levar a complicações mais sérias. Para ajudar nisso, a especialista do Centro de Cardiologia de Lisboa do Hospital Lusíadas Lisboa, Mariana Santos Castro, lista alguns sintomas que não devemos ignorar.

A febre é um deles e, apesar de ser um sintoma comum a diversos outros problemas, no caso da endocardite pode ser uma indicação importante, principalmente se ela for alta e acontecer de forma persistente. O excesso de cansaço também é um motivo para ligar o alerta, principalmente se tiver outros sintomas. 

Sentir dores musculares e/ou nas articulação também pode ser um sintoma de endocardite, mas muitas vezes são confundidas com sintomas de outras condições. A falta de apetite e o emagrecimento também devem ligar o alerta para uma possível existência desse problema, especialmente se vierem junto com outros sintomas.

O surgimento de petéquias, que são pequenas manchas vermelhas na pele; ou nódulos subcutâneos dolorosos nos membros, que são pequenos caroços sob a pele, também podem ser sinais de endocardite. No caso de haver disfunção valvular, muitas vezes, isso traduz-se em um sopro cardíaco previamente desconhecido, bem como em alguns sintomas de insuficiência cardíaca, como falta de ar, cansaço e edemas.

Estes são alguns dos sintomas que podem aparecer em caso de endocardite e o aconselhável é que se procure um médico imediatamente. Mas também é importante lembrar que esse problema pode se manifestar de formas diferentes em cada pessoa. Alguns pacientes, inclusive nem apresentam sintomas. O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento eficaz e para evitar complicações graves.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES