Alimentos afrodisíacos existem ou isso é mito?

Há quem acredite que a libido baixa está ligada à falta de vitaminas e alguns minerais

Alimentos afrodisíacos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alimentos afrodisíacos existem ou isso tudo não passa de mito? Há milênios as pessoas discutem sobre o assunto, homens e mulheres buscam despertar o apetite sexual com a ajuda de alimentos que possam tornar o momento a dois mais “caliente”.

Há quem acredite que a libido baixa está ligada à falta de vitaminas e alguns minerais, como vitamina E, zinco e selênio.

A vitamina E está presente nos ovos e óleos vegetais; o selênio encontra-se na castanha do pará, nozes, amêndoas, atum, semente de girassol, trigo integral e peixes; e as maiores fontes de Zinco são as proteínas animais, leite e derivados, e crustáceos, podendo também ser encontrado nos cereais, nozes e amendoins.

Os frutos do mar, em especial ostras e mexilhões, são campeões dentre os alimentos afrodisíacos. Além disso, são alimentos leves, importantes em um jantar romântico. Afinal, feijoada e sedução não caminham juntas.

Acredita-se que alguns alimentos são afrodisíacos (Foto: Reprodução/Internet) 

O amendoim, o gengibre e a pimenta também fazem parte do grupo. Quanto mais apimentada a comida, mais apimentado o amante… As especiarias como o cravo e a canela, pelo aroma e pelo calor que provocam, são estimulantes.

Frutas como o morango, a cereja e as uvas estimulam pela cor (o vermelho libera adrenalina no corpo) e também por suas formas. A cor vermelha sempre é estimulante!

Lista de alimentos afrodisíacos

Beterraba

Contém alto teor de nitrito (substância presente no solo, na água e nos vegetais e, portanto, distribuída em alimentos de origem vegetal e animal).

Esta substância, quando entra em contato com o organismo humano, é transformada em nitrato (processo chamado de nitração), que se modifica para óxido nítrico.

Este processo melhora a absorção de nutrientes para dentro do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo e mantém mais eficiente a utilização do oxigênio.

Isso porque o óxido nítrico ajuda a manter os vasos sanguíneos dilatados (o que tem a ver com a capacidade dos exercícios) e também melhora a energia, o desempenho e a potência.

Chocolate

Produz serotonina, neurotransmissor que tem várias funções sobre o sono, humor e é responsável principalmente pela sensação de prazer. Reza a lenda de que o sedutor Don Juan de Marco era um grande apreciador da bebida “chocolate quente”.

Morango

Essa fruta delicada, de cor intensa, é presença fundamental nos rituais de sedução – melhor ainda se for acompanhada de champanhe. Além disso, o vermelho da fruta libera a adrenalina no corpo e o morango é “carnudo”.

Manjericão

É fortificante dos órgãos sexuais.

Aspargos

É rico em vitamina B3 (que promove a vasodilatação, melhorando a circulação e a ereção do pênis) e em magnésio (importante para a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, que é fundamental para a libido).

O próprio formato fálico do aspargo já induz a pensamentos maliciosos. A Madame de Pompadour, amante do rei Luiz XV, era famosa por criar pratos com aspargos.

Amendoim

Por ser uma oleaginosa, é um alimento altamente energético, de alto valor calórico. Também contém grande quantidade de vitamina B3, que colabora para a vasodilatação sanguínea, por isso é relacionado ao aumento da libido e do apetite sexual.

Ostras

Contém zinco, que está relacionado à produção de testosterona. O sedutor Giácomo Casanova era fã da iguaria: comia 50, todas as manhãs, na banheira, em companhia da mulher em quem estava interessado no momento.

Há alimentos que aumentam a produção, tanto dos espermatozoides e da testosterona (hormônio decisivo na libido), como da secreção lubrificante vaginal, estimulando ainda mais a vida sexual dos casais.

É o caso das ostras frescas, um alimento energético, que tem fósforo, iodo, zinco e pouca gordura. Isso aumenta a disposição para o sexo.

Pimenta

Esse condimento é capaz de promover o desempenho sexual. Os efeitos provocados após a ingestão da pimenta causam reações fisiológicas no corpo, como a elevação da frequência cardíaca e sanguínea e sudorese, muito semelhantes às sensações vivenciadas no ato sexual, fazendo da pimenta um dos alimentos afrodisíacos.

Ovo de codorna

É um alimento riquíssimo em proteínas, possui grande quantidade de vitamina B1 e B2, ferro, manganês, cobre, fósforo e cálcio, além de baixa taxa de colesterol. Mas não possui nenhuma substância que potencialize o apetite sexual.

Gengibre, cravo e canela

Pelo aroma e calor que provocam, são estimulantes.

Vinho

É um vasodilatador, ativa a circulação e estimula pela cor e sabor.

Tomate

Considerado exótico desde os tempos antigos devido à sua polpa vermelha e suculenta.

Pêssego

É considerado uma fruta sensual, principalmente pelo seu perfume, sua textura suave e suculenta, e sua cor. O pêssego tem sua origem na China, onde é cultivado há mais de dois mil anos. Segundo o Feng Shui, a cor pêssego estimula os sentidos e o fruto, a luxúria.

Uva

É uma fruta associada ao prazer, à fertilidade, a Dinonísio (Baco), Príapo e todos os deuses alegres existentes em todas as tradições. Dionísio não era apenas o Deus do vinho, mas também da fertilidade e da procriação.

Maçã

Símbolo máximo da tentação desde que Eva seduziu Adão, tem propriedades estimulantes. Sua fama entre os rituais eróticos e de sedução é universal, pois a maçã era usada em inúmeras poções mágicas, filtros de amor e encantamentos.

Maca peruana

É um tubérculo, ou seja, uma planta de crescimento subterrâneo, semelhante ao nabo, mandioca, etc.

Originária das regiões centrais do Peru, é utilizada tradicionalmente pelos populares da região como um alimento medicinal fundamental à dieta no tratamento e na prevenção de doenças.

Dentre os benefícios promovidos pela maca, o principal é o aumento da capacidade sexual, relacionado principalmente aos parâmetros reprodutivos, tais como o aumento de produção espermática e fertilidade, apresentando também efeito energético, aumentando assim a função erétil e a satisfação sexual.

Utiliza-se no preparo de receitas (substituindo parte da farinha) e também polvilhada em frutas e em vitaminas.

Mulheres que utilizam anticoncepcionais e repositores hormonais não devem consumir a maca, que atrapalha a absorção do hormônio sintético, presente nesses medicamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES