Alimentos que não devem ficar na geladeira, mas você insiste

Alguns alimentos são melhor conservados quando guardados na geladeira, já outros é mais aconselhável que fiquem fora

Alguns alimentos não devem ser guardados na geladeira | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alguns alimentos são melhor conservados quando guardados na geladeira, já outros é mais aconselhável que fiquem fora para manter suas propriedades, sabor e textura. Essa decisão é fácil em relação a alguns, mas gera dúvidas em relação a outros. A nutricionista Helga Mendonça, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, esclarece esse impasse.

Conservação de ovos. Algumas pessoas têm dúvidas sobre onde guardar os ovos após trazê-los do supermercado. "De acordo com as recomendações das autoridades de saúde, os ovos devem sim ser guardados na geladeira. Depois de os comprarmos, aguentam cerca de duas horas com as propriedades nutricionais intactas fora do frio. No entanto, não devem ser guardados na porta da geladeira, mas sim na prateleira superior, para evitar flutuações de temperatura", explica.

Algumas pessoas, no entanto, questionam sobre a conservação deles fora da geladeira no supermercado. “Os supermercados seguem regras apertadas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), sobretudo no que diz respeito a flutuações de temperatura, pelo que, nesse aspeto, a sua conservação está num ambiente mais controlado", explica a nutricionista.

Sobras de comida. Muitas vezes as pessoas não sabem a hora de guardar a comida na geladeira. O ideal seria ainda quente ou só depois que esfria? "Não devemos guardar a comida quente. É preciso deixar esfriar à temperatura ambiente durante duas horas e depois guardar num recipiente hermético na geladeira, no local mais frio para evitar o crescimento de microorganismos". "No geral, os alimentos podem ser conservados na geladeira até três a quatro dias, de acordo com as recomendações da SES [Secretaria de Estado de Saúde]."

Alimentos que não devem ir à geladeira

Existem ainda aqueles alimentos que perdem propriedades quando são armazenados na geladeira. Nesse caso, o mais aconselhável é deixá-los fora. "Perdem sabor, não amadurem, a textura é alterada, assim como os nutrientes", afirma a nutricionista. Esse é o caso de alimentos como batata, banana, cebola, abacate e maçã.

Sobre o abacate, a nutricionista lembra que é uma fruta que oxida facilmente. "O melhor é prevermos a quantidade que vamos utilizar de modo a preservar a parte que não vamos utilizar com casca. Devemos colocar-lhe umas gotas de limão por cima e proteger com filme plástico." Pode ir para a geladeira durante dois dias.

Alimentos que perdem propriedades na geladeira:

Batata;

Banana;

Cebola;

Abacate;

Maçã.

Alimentos que podem ir para a geladeira:

Iogurte;

Queijo;

Legumes;

Ovo.

Alimentos que não devem ir para a geladeira:

Banana;

Maçã;

Alho;

Cebola;

Batata.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES