Anvisa alerta sobre pomada para cabelo que causa cegueira temporária

Produto é utilizado para modelar cabelo e não possui autorização da agência

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um alerta sobre a ocorrência de efeitos colaterais graves causados supostamente pelo uso da pomada Ômegafix, utilizada para modelar e trançar cabelo.

O documento apresenta recomendações para o uso seguro desse produto, entre outros cosméticos. Segundo a agência, o indicado é que os consumidores sempre busquem itens regularizados pela Anvisa, que não é o caso da pomada.

Anvisa alerta sobre pomada para cabelo que causa cegueira temporária (Foto: Reprodução)

Entre os consumidores que utilizaram o produto, foram relatados a perda temporária da visão, casos de ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

Segundo a Anvisa, em um dos diagnósticos médicos, o paciente apresentou lesão grave nos olhos. Há ainda relatos de demora na recuperação da visão com prazos de até 15 dias.

Após tomar conhecimento dos relatos dos consumidores, a Anvisa chegou a publicar no Diário Oficial da União (DOU) uma medida que proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso da Pomada para Tranças Ômegafix.

Ainda conforme as orientações da agência, é de fundamental importância que a ocorrência de quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados com o uso de cosméticos seja registrada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES