Após 8 anos SUS incorpora nova medicação para tratamento do HIV

O medicamento será destinado a pessoas que apresentam multirresistência aos outros medicamentos já oferecidos pelo Sistema Único de Saúde

Após 8 anos SUS incorpora nova medicação para tratamento do HIV | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec) aprovou, nesta quarta-feira (06), a incorporação do fostensavir trometamol 600mg à lista de antirretrovirais disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento será destinado a pessoas que apresentam multirresistência aos outros medicamentos para tratamento do HIV oferecidos pelo sistema público.

EVOLUÇÃO. A última incorporação de medicação para pessoas multirresistentes no SUS ocorreu há oito anos, com a etravirina 200mg. O médico infectologista e consultor técnico do Dathi, Ronaldo Hallal, explica que as mudanças que podem ocorrer ao longo do tratamento podem fazer com que alguns tratamentos, se tornem menos eficientes para algumas pessoas.

“No decorrer do tratamento, o HIV pode desenvolver mutações que estabelecem resistência aos antirretrovirais e, algumas pessoas, apresentam resistência a diversas opções de tratamento. Dessa forma, o fostensavir trometamol 600mg será recomendado em casos específicos.”

MELHORIAS: A incorporação desse medicamento no SUS, irá melhor a qualidade de vida das pessoas que vivem com vírus ou aids, pois aquelas que desenvolvem resistência estão mais suscetíveis às doenças oportunistas e ao risco de morte. 

“Quando falamos do tratamento para pessoas que vivem com HIV ou aids, estamos considerando três perspectivas: a primeira é garantir qualidade de vida, a segunda é a diminuição da carga viral para impedir a transmissão do vírus, e a terceira é prevenir mortes evitáveis”, afirma Draurio Barreira, diretor do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES