Após cirurgia de retirada do tumor, Preta Gil está livre do câncer? Entenda

Preta Gil revelou atual estado de saúde e busca pela cura do câncer

Preta Gil descobriu um câncer no intestino em janeiro deste ano e, desde então, travou uma batalha contra a doença | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última semana, a cantora Preta Gil revelou que venceu mais uma etapa contra o câncer no intestino que enfrenta desde o diagnóstico em janeiro deste ano e, desde então, trava uma batalha contra a doença. A artista parece estar cada vez mais próxima de celebrar a cura, agora que seu corpo está livre de células cancerígenas, após a retirada do tumor.

Em um relato compartilhado em suas redes sociais, Preta Gil afirmou que, mesmo que tenha sido longa e complexa, sua cirurgia foi um sucesso. Após remoção total do tumor e análise laboratorial, foi possível confirmar que ela está livre do câncer. No entanto, isso não quer dizer que esteja curada. 

Como a artista declarou no vídeo, o processo de cura envolve ainda a reabilitação. Por conta disso, ela ainda deve usar uma bolsa de colostomia por três meses. Antes de passar pela cirurgia, a filha de Gilberto Gil realizou radioterapia e quimioterapia por alguns meses. Segundo o Dr. Leonardo Emilio, médico cirurgião geral, o tratamento serviu para diminuir o tamanho do tumor e bloquear uma eventual disseminação sistêmica da doença. 

Chamamos isso de tratamento neoadjuvante, o que favorece o tratamento cirúrgico, que pode até mesmo ser menos agressivo pro paciente e, obviamente, proporcionar um melhor resultado tardio pro tratamento de prevenção da recidina”, explica o médico, se referindo à possibilidade de retorno do câncer mesmo após a remissão da doença. 

Ainda que a retirada do tumor não signifique a cura do câncer, este é o tratamento mais efetivo do ponto de vista de buscar a cura ou o controle da doença. “O tratamento cirúrgico não significa a cura, apenas em alguns casos, o que nós chamamos de cura cirúrgica, em que conseguimos tirar todo o tumor. A princípio, no caso de Preta Gil, não significa cura e sim um controle total da doença”, esclarece.

O especialista revelou que a artista deve agora passar por uma fase de reabilitação, especialmente da alimentação. Além disso, é preciso fazer um acompanhamento a curto e longo prazo da doença. “O acompanhamento visa não só exames de sangue periódicos, mas também avaliações colonoscópicas, com a endoscopia do intestino. Então, ela vai passar agora por um segmento oncológico, principalmente pros próximos cinco anos de pós-cirúrgico”, aponta o cirurgião.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES